Submissions

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Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Author Guidelines

Como parte do processo de submissão, os autores devem verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

Os textos devem ser submetidos na página eletrônica da revista após o cadastro como autor (http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/about/submissions), seguindo-se os passos de submissão. Em caso de alguma dificuldade sobre a submissão e a publicação de seu artigo, entre em contato com o editor Teodoro Zanardi pelo e-mail revistapged@pucminas.br.

@rquivo Brasileiro de Educação publica artigos originais de pesquisadores doutores dos diversos programas de pós-graduação, nacionais e internacionais, das áreas de Ciências da Educação, e ciências afins que pesquisam temas na perspectiva dos descritores da revista e suas fronteiras.

Os textos devem ser digitados em Word, tamanho Carta (21,59 x 27,94 mm), orientação “retrato”, fonte Times New Roman, 12pt, alinhamento justificado, espaçamento entre linhas de 1,5 cm e parágrafos recuados a 1,25 cm. As margens superior e inferior de 2,0 cm e direita e esquerda de 2,0 cm. As citações com mais de 3 linhas devem ter recuo em 4,0 cm, fonte 10, espaço entre linhas simples.

Na editoração, os textos terão diagramação no padrão gráfico da revista. Tabelas, gráficos e desenhos não podem ocupar mais de 25% do total do texto, devendo ser numerados com algarismos arábicos.

Os artigos deverão ter o mínimo de 15 e o máximo de 25 laudas (aproximadamente entre 40.000 e 60.000 caracteres com espaços), incluindo figuras, tabelas, gráficos e referências. O artigo não deve incluir anexos ou apêndices. As resenhas não deverão ultrapassar 5 laudas (até 15.000 caracteres com espaços). Textos maiores poderão ser autorizados, a partir da avaliação da Comissão Editorial, e o registro dessa solicitação deverá ser feito como observação na submissão. Todos os textos devem ser postados corrigidos.

Limita-se a três autores por artigo submetido, sendo pelo menos um doutor, e todos os autores devem ser cadastrados na plataforma ORCID. De forma excepcional e justificada, poderá ser aceito artigo com mais de três autores.

A Comissão Editorial e as Editorias reservam-se o direito, em pré-avaliação, de apontar correções e complementações necessárias nos trabalhos recebidos, devolvendo-os aos autores para sua devida adequação às normas da @rquivo Brasileiro de Educação. Trabalhos submetidos que forem plagiados serão cancelados.

No caso de se apontar, na pré-avaliação, para a reclassificação de seção, por exemplo, de submissão em Dossiê para Temática Livre, ou o contrário, os autores serão notificados e deverão se manifestar sobre a aceitação ou recusa dessa indicação.

Todos os textos avaliados que tiverem indicação de correções obrigatórias, apontadas em parecer e/ou comentários, deverão ser revistos pelos autores e devolvidos para nova avaliação no prazo de 10 dias úteis.

Os elementos de apresentação da autoria (última titulação, resumo da biografia, filiação institucional, cidade, estado, país, e-mail) serão informados nos metadados, no processo de submissão.  Solicita-se que, antes de transferir o trabalho, sejam retirados os dados de identificação do(s) autor(es), bem como sejam apagadas as identificações em “Arquivo/Propriedades/Resumo” do Word, de forma que a avaliação seja cega (sistema de duplo cego ou Double Blind Review).

Artigos

Exigências para os textos submetidos como Artigos:

Título

Os títulos dos artigos devem estar, obrigatoriamente, em português, inglês e espanhol.

Resumo

Os artigos devem vir acompanhados de um resumo em português/inglês/espanhol, de mesmo teor, apresentando com clareza e concisão:

  • o tema do trabalho;
  • os objetivos do estudo;
  • a metodologia utilizada;
  • os principais resultados
  • as conclusões.

Exige-se que o resumo tenha, necessariamente, entre 150 e 250 palavras.

Palavras-chave

Em número mínimo de 3 e máximo de 6, indicam o conteúdo do artigo e devem ser escolhidas, preferencialmente, em catálogo de vocabulário controlado, se houver Tesauro na área do tema.  Elas devem estar redigidas com as iniciais maiúsculas, separadas por ponto final. Use a fonte Times New Roman, tamanho 12pt, com espaço simples e alinhamento justificado. As palavras-chave também deverão ser apresentados em português, inglês e espanhol.

Estrutura dos artigos

Os artigos devem respeitar a seguinte sequência:

  • título (curto; solicita-se não utilizar títulos longos com vírgulas e muitas pontuações);
  • título traduzido para o inglês;
  • título traduzido para o espanhol;
  • resumo;
  • palavras-chave;
  • abstract (não utilizar tradução de “tradutores automáticos” da Web);
  • key-words (não utilizar tradução de “tradutores automáticos” da Web);
  • resumen (não utilizar tradução de “tradutores automáticos” da Web);
  • palabras claves (não utilizar tradução de “tradutores automáticos” da Web);
  • introdução;
  • desenvolvimento do texto com subtítulos e notas de rodapé, utilizando numeração sequencial. Exemplo: 1, 2, 2.1, 2.2, 2.3, 3, 4...);
  • conclusão ou considerações finais;
  • referências (bibliográfica e outras).

Observações:

  • não utilizar tradução automática da Web para título, abstract, key-words, resumen e palabras claves;
  • não numerar as referências;
  • os artigos devem ter entre 15 e 25 laudas (aproximadamente entre 40.000 e 60.000 caracteres com espaços).

Resenhas

As resenhas de livros devem apresentar: nome do autor do livro (e tradutor, se relevante), título, cidade, editora, ano da publicação, número de páginas e título do livro traduzido para o inglês.  Os elementos de identificação do autor da resenha serão registrados nos metadados, na submissão: filiação institucional, resumo da biografia e titulação máxima, e-mail, endereço para correspondênciaAs resenhas são avaliadas por membro da Comissão, pelo editor de seção e editor. Devem ter até 5 laudas (até 10.000 caracteres com espaços), e na página inicial, as mesmas informações que os artigos, indicando títulos, nome dos autores, instituição, local, resumos em português, inglês e espanhol, com palavras-chave. A formatação deve obedecer à mesma orientação dada para os artigos.

Resumos de Dissertações e Teses

A revista aceita submissão dos resumos que serão publicados em seção própria. Esses resumos devem trazer os seguintes elementos: autor, título, ano, nº de folhas, natureza do trabalho e área (dissertação ou tese em...), programa de pós-graduação, instituição de Ensino Superior e local. O título, o resumo e as palavras-chave devem vir acompanhados também da tradução para o inglês. Em nota de rodapé devem ser informados o nome do orientador, a data da defesa e, se houver, a classificação/nota do trabalho. A avaliação dessa seção é feita por membro da Comissão Editorial, pelo editor de seção e editor.

NORMALIZAÇÃO em @rquivo Brasileiro de Educação (Referências bibliográficas)

Trechos ou informações retiradas das publicações consultadas são introduzidos no texto com o propósito de esclarecer ou completar as ideias do autor.

  • Citação livre: quando se reproduzem as ideias, sem transcrever as palavras do autor. Exemplo: Como lembra Cury (2012, p. 30) o diálogo entre a educação e os direitos humanos é fundamental para o mundo atual.
  • Citação textual: transcrição literal de textos de outros autores. Exemplo: A realidade educacional brasileira revela-se plural, um “pluralismo de tipo peculiar, que o caráter desigual, em que as políticas de transferência condicionada de renda não conseguiram superar.” (Reis, 2015, p. 38).
  • Se a citação ocupar um espaço maior que três linhas, deve ser destacada do texto, recuada em 4,0 cm, fonte 10, Times New Roman, em espaço entrelinhas simples, terminando com a margem direita do texto, sem aspas, com a mesma referência acima (Reis, 2015, p. 38).

Referências Bibliográficas (passam a se chamar apenas Referências)

As referências devem ser dispostas em ordem alfabética pelo SOBRENOME do primeiro autor, no final do artigo e seguir as normas da ABNT e PUC Minas/Horizonte, como nos exemplos:

  • Livros - LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. Metodologia do trabalho científico2. ed. São Paulo: Atlas, 1986.
  • Capítulos de livros - JOHNSON, W. Palavras e não palavras. In: STEINBERG, C. S. Meios de comunicação de massa. São Paulo: Cultrix, 1972. Cap. 3, p. 47-66.
  • Dissertações e teses - BITENCOURT, C. M. F. Pátria, civilização e trabalhoO ensino nas escolas paulistas (1917-1939). São Paulo, 1988. 180 f. Dissertação (Mestrado em História) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo.
  • Artigos em periódicos - ARAÚJO, V. G. de. A crítica musical paulista no século XIX: Ulrico Zwingli. ARTEunesp, São Paulo, v. 7, n. 1, p. 59-63, 1991.
    WERNECK, Humberto. Dona Chiquita: as primeiras estórias de Guimarães Rosa. Minas Gerais, Belo Horizonte, 23 nov. 1968. Suplemento Literário, p. 3.
  • Documentos eletrônicos -SILVA, I. Pena de morte para o nascituro. O Estado de S.Paulo, São Paulo, 19 set. 1998. Disponível em: <http://www.providafamilia.org/pena_morte_nascituro.htm>. Acesso em: 29 set. 1998.
  • Obs. NÃO USAR traços ( _______. ) para SOBRENOMES repetidos. REPETIR o sobrenome.

Ex.:  BOFF, Leonardo. A águia e galinha. Petrópolis: Vozes, 1998.

BOFF, Leonardo. Saber cuidar. Petrópolis: Vozes, 2000.

Outros tipos de referência ou qualquer dúvida quanto ao PADRÃO PUC MINAS DE NORMALIZAÇÃO da ABNT, consultar: <https://portal.pucminas.br/biblioteca/documentos/ABNT-Elaborar-formatar-artigo-cientifico-novo-final.pdf>.

Artigos

Política padrão de seção

Pacto Educativo Global

Esta Seção publica artigos científicos originais, de pesquisadores doutores (autores e coautores), conforme o tema da "Chamada para Publicação", dentro do escopo da revista. A partir de 2016, com a periodicidade quadrimestral, cada volume (3 números) publica pelo menos 18 artigos, ou seja 06 trabalhos em cada Dossiê.

Artigos/Articles: Dossiê-Tradução/Dossier-Translation

@rquivo Brasileiro de Educação publica traduções de textos inéditos em português, especialmente com o objetivo de acesso a pesquisas e temáticas importantes e articulados com os descritos da revista, que estejam dentro da Chamada do Dossiê e que sejam de pesquisadores doutores (autores e coautores).

Os artigos submetidos pelo(s) autor(es) serão avaliados pela relevância temática e adequação ao Dossiê, e em razão de possível limitação na circulação internacional ou divulgação no Brasil, especialmente pelo meio de publicação original.

Os textos deverão ser ampliados em algumas de suas partes de forma a atender à estrutura exigida pela revista. Também passarão pelos mesmos processos de avaliação dos demais artigos. Se aprovados, haverá a identificação da forma e da fonte originais de publicação.

Ensino Médio no/do Campo, Contra Hegemonia e o Projeto Territorial Camponês

Ensino Médio no/do Campo, Contra Hegemonia e o Projeto Territorial Camponês

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