QUALIDADE DO ENSINO E TRABALHO DOCENTE: CARACTERÍSTICAS DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE GUARULHOS, SÃO PAULO

Authors

  • Marieta Gouvêa de Oliveira Penna Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2016v4n7p74

Keywords:

Trabalho do professor. Valorização da docência. Condições de trabalho do professor.

Abstract

Apresenta-se resultado de pesquisa com professores da rede pública municipal de Guarulhos, a fim de se debater características daqueles que se dedicam ao magistério nos anos iniciais da Educação Básica, no que se refere a facetas de suas condições de vida e trabalho, e as formas como compreendem o ensino. Os dados foram coletados por meio de abordagem quantitativa (consulta a Banco de Dados) e qualitativa (questionários e entrevistas). Com a pesquisa, evidencia-se elevação das condições de vida dos professores, ao se considerar a sua família de origem, em termos econômicos e culturais. No entanto, notam-se possíveis fragilidades em sua formação inicial, bem como no que se refere ao acesso a bens culturais. Sobre as condições de trabalho, foi possível evidenciar que os professores enfrentam dificuldades com o número excessivo de alunos por sala, com a indisciplina e com a inclusão de alunos com necessidades especiais. Também, que se sentem sozinhos, que valorizam o trabalho em equipe, e sentem orgulho de exercer a docência. Percebem a escola como espaço de moralização de condutas, para além de ser espaço de ensino de conteúdos escolares. Ressalta-se a necessidade de valorização política e social dos professores, fundamental para a realização de ensino com qualidade social.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Marieta Gouvêa de Oliveira Penna, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Possui Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade de São Paulo (1985), Mestrado (2003) e Doutorado (2007) em Educação: História, Política, Sociedade: Educação e Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem ampla experiência na área de Educação em diferentes âmbitos. Os interesses de pesquisa, investigados a partir de aportes teóricos referidos à Sociologia da Educação, incidem principalmente nos seguintes temas: condições de trabalho do professor, formação de professores, trabalho do professor e políticas públicas, prática pedagógica, exercício docente, habitus docente, escola na prisão. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), campus Guarulhos, atuando na Graduação (curso de Pedagogia) e na Pós-Graduação em Educação.

Published

2016-10-17

How to Cite

PENNA, Marieta Gouvêa de Oliveira. QUALIDADE DO ENSINO E TRABALHO DOCENTE: CARACTERÍSTICAS DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE GUARULHOS, SÃO PAULO. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 4, n. 7, p. 74–86, 2016. DOI: 10.5752/P.2318-7344.2016v4n7p74. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/arquivobrasileiroeducacao/article/view/P.2318-7344.2016v4n7p74. Acesso em: 10 sep. 2025.