QUALIDADE DO ENSINO E TRABALHO DOCENTE: CARACTERÍSTICAS DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE GUARULHOS, SÃO PAULO
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2016v4n7p74Palavras-chave:
Trabalho do professor. Valorização da docência. Condições de trabalho do professor.Resumo
Apresenta-se resultado de pesquisa com professores da rede pública municipal de Guarulhos, a fim de se debater características daqueles que se dedicam ao magistério nos anos iniciais da Educação Básica, no que se refere a facetas de suas condições de vida e trabalho, e as formas como compreendem o ensino. Os dados foram coletados por meio de abordagem quantitativa (consulta a Banco de Dados) e qualitativa (questionários e entrevistas). Com a pesquisa, evidencia-se elevação das condições de vida dos professores, ao se considerar a sua família de origem, em termos econômicos e culturais. No entanto, notam-se possíveis fragilidades em sua formação inicial, bem como no que se refere ao acesso a bens culturais. Sobre as condições de trabalho, foi possível evidenciar que os professores enfrentam dificuldades com o número excessivo de alunos por sala, com a indisciplina e com a inclusão de alunos com necessidades especiais. Também, que se sentem sozinhos, que valorizam o trabalho em equipe, e sentem orgulho de exercer a docência. Percebem a escola como espaço de moralização de condutas, para além de ser espaço de ensino de conteúdos escolares. Ressalta-se a necessidade de valorização política e social dos professores, fundamental para a realização de ensino com qualidade social.