UM MAPEAMENTO QUANTITATIVO DO CAMPO CURRICULAR BRASILEIRO ENTRE 2006-2016
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2019v8n16p4-34Palavras-chave:
Campo curricular, Artigos científicos, Pesquisa quantitativaResumo
O presente artigo é fruto de um recorte das conclusões de uma tese de doutorado em Educação que se dedicou a mapear a produção de artigos científicos no campo curricular brasileiro na década de 2006-2016. O critério do presente texto foi sistematizar os dados quantitativos coletados e descrevê-los de forma analítica e problematizadora, suscitando reflexões ao campo. A pesquisa é quantitativa, bibliográfica e utilizou a análise de conteúdo como técnica para organização dos dados obtidos. Foram compilados 226 artigos cuja temática focalizava a educação básica, em meio a cinco periódicos de prestígio no campo curricular brasileiro: Currículo sem Fronteiras, e-Curriculum, Espaço do Currículo, Teias e Educação e Realidade.