EDUCAÇÃO FÍSICA, PIBID E FORMAÇÃO DOCENTE
professora ou estudante?
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2021v9n18p310-326Palavras-chave:
PIBID, formação de professores, Educação Física escolar, Paulo FreireResumo
O contexto desencadeador do estudo foi o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), dentro do curso de Licenciatura de Educação Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A partir da modalidade de abordagem qualitativa História de Vida, busco compreender de que forma a minha participação no PIBID possibilitou aproximações com aspectos alinhados a uma perspectiva contra hegemônica de formação de professores para além da racionalidade técnica e prática. A partir dos meus escritos no Diário de Campo e da minha trajetória na educação básica, investigo aproximações aos conceitos freireanos e às concepções bancária e libertadora da educação. Desse modo, a pesquisa me permitiu perceber que o PIBID oportunizou aproximações com aspectos relacionados ao modelo de formação da racionalidade crítica.