EDUCAÇÃO FÍSICA, PIBID E FORMAÇÃO DOCENTE

professora ou estudante?

Autores

  • Beatriz Pereira Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Renato Sarti Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2021v9n18p310-326

Palavras-chave:

PIBID, formação de professores, Educação Física escolar, Paulo Freire

Resumo

O contexto desencadeador do estudo foi o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), dentro do curso de Licenciatura de Educação Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A partir da modalidade de abordagem qualitativa História de Vida, busco compreender de que forma a minha participação no PIBID possibilitou aproximações com aspectos alinhados a uma perspectiva contra hegemônica de formação de professores para além da racionalidade técnica e prática. A partir dos meus escritos no Diário de Campo e da minha trajetória na educação básica, investigo aproximações aos conceitos freireanos e às concepções bancária e libertadora da educação. Desse modo, a pesquisa me permitiu perceber que o PIBID oportunizou aproximações com aspectos relacionados ao modelo de formação da racionalidade crítica.

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Biografia do Autor

Beatriz Pereira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduanda em Licenciatura em Educação Física.

Renato Sarti, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre e Doutorando em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Técnico em Assuntos Educacionais da Universidade Federal do Rio de Janeiro.  Membro do Grupo de Estudos em Educação Física Escolar e Profissão Docente (GEEP/UFRJ).

 

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Publicado

2021-12-23

Como Citar

PEREIRA, Beatriz; SARTI, Renato. EDUCAÇÃO FÍSICA, PIBID E FORMAÇÃO DOCENTE: professora ou estudante?. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 9, n. 18, p. 310–326, 2021. DOI: 10.5752/P.2318-7344.2021v9n18p310-326. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/arquivobrasileiroeducacao/article/view/27207. Acesso em: 10 ago. 2025.

Edição

Seção

Paulo Freire: utopia e práxis