O MENINO NA SOMBRA DA MANGUEIRA

raízes e frutos da obra freiriana

Autores

  • Mariateresa Muraca Università di Verona
  • Paolo Vittoria Universita degli Studi di Napoli Federico II

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2021v9n18p132-144

Palavras-chave:

Paulo Freire, educação crítica, alfabetização-conscientização, práxis decolonial, movimentos sociais

Resumo

O artigo é articulado em quatro sessões e percorre com estilo narrativo a trajetória de vida, teórica e política de Paulo Freire. A primeira parte debruça no percurso de criação do método de conscientização-alfabetização, explorando suas raízes existenciais e sociais e seus impactos contraditórios no Brasil e no mundo. A segunda sessão analisa as reinvenções da perspectiva freiriana à luz do encontro com outros contextos e intelectuais, detendo-se especialmente na contribuição de Freire ao processo de descolonização das ex-colônias portuguesas na África. A terceira sessão foca em alguns aspectos fundantes da perspectiva freiriana, como a centralidade do diálogo, a elaboração da teoria a partir de uma reflexão crítica sobre a prática, a reciprocidade do processo de aprendizagem entre educador e educando. Finalmente o artigo considera alguns dos principais desafios da atualidade, argumentado o papel dos movimentos sociais como reinventores da pedagogia freiriana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariateresa Muraca, Università di Verona

Possui graduação em Scienze della Professionalità Educativa - Università degli Studi di Perugia (2007), mestrado em Educazione permanente - Università di Bologna (2010), doutorado em Interdisciplinar em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015) e em Scienze dell'Educazione e della Formazione Continua - Università di Verona (2015). Atua principalmente nos seguintes temas: educação popular, movimentos sociais, educação dos adultos, pensamento decolonial latinoamericano, teorias feministas, metodologias de pesquisa críticas e dialógicas.

Paolo Vittoria , Universita degli Studi di Napoli Federico II

Desde 2017 Professor de Pedagogia da Università Federico II di Napoli - Itália. Departamento de Estudos Humanisticos. De 2011 até 2017 Professor de Filosofia da Educação na Faculdade de Educação e no Departamento de Fundamentos da Educação. Licenciado em Letras - Università degli Studi di Napoli Federico II UNINA (2002), Doutorado em Pedagogia da Formação - Università degli Studi di Napoli Federico II - UNINA - (2008); Pós-Doutorado em Políticas da Educação - Universidade Federal Fluminense - UFF - Rio de Janeiro (2010) apoio bolsa FAPERJ. Adjunct Professor da Catedra Interdisciplinar UNESCO em Desenvolvimento Humano e Cultura da Paz. Professor Visitante na Universitatia Lucian Blaga de Sibiu (Romênia) "Departamentul pentru Pregatirea Personalului Didactic". Anglia Ruskin University (Chelmsford - London), Universidad de Santiago del Chile.

 

REFERÊNCIAS

BEISIEGEL, C. R. Paulo Freire. Recife: Fundação Joaquim Nabuco-Editora Massangana, 2010.

FREIRE, Paulo. Cartas à Guiné-Bissau. Registros de uma experiência em processo. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1977.

FREIRE, P. Pedagogia da esperança. Um reencontro com a pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1992.

FREIRE, P., À sombra dessa mangueira, São Paulo: Olho D’Água, 1995.

FREIRE, P. A Pedagogia do Oprimido, São Paulo: Paz e Terra, 2006.

LYRA, Carlos. As quarentas horas de Angicos. São Paulo: Cortez, 1996.

MEMMI, A. Retrato do colonizado precedido de retrato do colonizador. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2007.

STRECK, Danilo R. Uma pedagogia em movimento: os movimentos sociais na obra de Paulo Freire. In: MAFRA, Jason et al. Globalização, Educação e Movimentos Sociais:40 anos da Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Instituto Paulo Freire e Esfera, 2009, pp.63-72.

VITTORIA, P. Narrando Paulo Freire. Para uma pedagogia do diálogo. Rio de Janeiro: UFRJ, 2011. Vittoria, P. Angicos, uma experiencia política. Entrevista com Marcos Guerrahttps://www.youtube.com/watch?v=Y_xt6ZxW7EM&t=1743s

VITTORIA, P. Leggere il mondo con Paulo Freire. Podcast per Il Manifesto. https://ilmanifesto.it/paulo-freire-un-alfabeto-di-speranza/

 

Downloads

Publicado

2021-12-23

Como Citar

MURACA, Mariateresa; VITTORIA , Paolo. O MENINO NA SOMBRA DA MANGUEIRA : raízes e frutos da obra freiriana. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 9, n. 18, p. 132–144, 2021. DOI: 10.5752/P.2318-7344.2021v9n18p132-144. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/arquivobrasileiroeducacao/article/view/27811. Acesso em: 10 ago. 2025.

Edição

Seção

Paulo Freire: utopia e práxis