As percepções de professores e alunos sobre a integração do telemóvel no processo de ensino e aprendizagem no desenvolvimento de competências investigativas
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2025v13n22p21-41Palavras-chave:
Competências investigativas, Educação, Ensino-aprendizagem, Tecnologias digitais, TelemóvelResumo
Vivemos na era de informação e do conhecimento, em que recursos digitais e internet alteraram modos de produzir, aceder e utilizar informação, promovendo assim, o desenvolvimento socioeconómico, educacional e a inovação e competitividade. Nesse contexto, pretendemos identificar as perceções de professores e alunos sobre a integração do telemóvel no processo de ensino-aprendizagem, descrever as competências investigativas desenvolvidas e explicar o contributo dessa integração para o desenvolvimento dessas competências. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, pois visa compreender o fenómeno social de forma concisa. Esses dados foram analisados em três fases: pré-análise, exploração e tratamento de resultados, o que nos permitiu fazer uma interpretação mais detalhada sobre o estudo. Ademais, o estudo recorreu livros, artigos científicos já publicados em revistas, periódicos e jornais para fundamentar a revisão bibliográfica. Os resultados apontam distração e falta de domínio e uso das ferramentas digitais. Contudo, reconhecem que o telemóvel estimula pensamento crítico, reflexivo e autonomia na aprendizagem. No que se refere às competências investigativas, os resultados indicam o desenvolvimento da literacia, criação de conteúdos digitais e resolução de problemas reais. Por fim, denota-se que, quando utilizado de forma inteligente, o telemóvel pode contribuir para o desenvolvimento socioeconómico, político, cultural e promover o PEA de qualidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 @rquivo Brasileiro de Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.