As percepções de professores e alunos sobre a integração do telemóvel no processo de ensino e aprendizagem no desenvolvimento de competências investigativas

Autores

  • Antonio Tomas Universidade Católica de Moçambique
  • Arlindo Elias Tomás Universidade Rovuma, Mocambique (Nampula)
  • Bruno F. Gonçalves Instituto Politecnico de Braganca

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2025v13n22p21-41

Palavras-chave:

Competências investigativas, Educação, Ensino-aprendizagem, Tecnologias digitais, Telemóvel

Resumo

Vivemos na era de informação e do conhecimento, em que recursos digitais e internet alteraram modos de produzir, aceder e utilizar informação, promovendo assim, o desenvolvimento socioeconómico, educacional e a inovação e competitividade. Nesse contexto, pretendemos identificar as perceções de professores e alunos sobre a integração do telemóvel no processo de ensino-aprendizagem, descrever as competências investigativas desenvolvidas e explicar o contributo dessa integração para o desenvolvimento dessas competências. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, pois visa compreender o fenómeno social de forma concisa. Esses dados foram analisados em três fases: pré-análise, exploração e tratamento de resultados, o que nos permitiu fazer uma interpretação mais detalhada sobre o estudo. Ademais, o estudo recorreu livros, artigos científicos já publicados em revistas, periódicos e jornais para fundamentar a revisão bibliográfica. Os resultados apontam distração e falta de domínio e uso das ferramentas digitais. Contudo, reconhecem que o telemóvel estimula pensamento crítico, reflexivo e autonomia na aprendizagem. No que se refere às competências investigativas, os resultados indicam o desenvolvimento da literacia, criação de conteúdos digitais e resolução de problemas reais. Por fim, denota-se que, quando utilizado de forma inteligente, o telemóvel pode contribuir para o desenvolvimento socioeconómico, político, cultural e promover o PEA de qualidade.

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Biografia do Autor

Arlindo Elias Tomás, Universidade Rovuma, Mocambique (Nampula)

Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Católica Portuguesa e Docente da Universidade Rovuma (Nampula), Mocambique

Bruno F. Gonçalves, Instituto Politecnico de Braganca

Professor Doutor e docente do Instituto Politecnico de Braganca (Portugal).

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Publicado

2025-09-23

Como Citar

TOMAS, Antonio; TOMÁS, Arlindo Elias; GONÇALVES, Bruno F. As percepções de professores e alunos sobre a integração do telemóvel no processo de ensino e aprendizagem no desenvolvimento de competências investigativas. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 13, n. 22, p. 21–41, 2025. DOI: 10.5752/P.2318-7344.2025v13n22p21-41. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/arquivobrasileiroeducacao/article/view/36167. Acesso em: 27 set. 2025.