Formação continuada de professores da educação básica em ciências humanas e sociais: propostas do Cefor PUC Minas

Autores/as

  • Carla Ferretti Santiago PUC Minas
  • Lana Mara de Castro Siman UFMG
  • Lorene dos Santos PUC Minas

Palabras clave:

Formação Continuada de Professores, Ensino de História e Geografia na Educação Básica, Educação a Distância

Resumen

Este trabalho apresenta a sistematização de um conjunto de estudos e reflexões empreendidos pela equipe Cefor PUC Minas, com a finalidade de elaborar diretrizes norteadoras de suas propostas e ações de formação continuada de professores da Educação Básica, com o enfoque privilegiado do campo das Ciências Humanas e Sociais. Essas reflexões foram acompanhadas de um diálogo com dados levantados junto a professores das redes públicas de ensino de Minas Gerais, possibilitando identificar suas principais demandas de formação.

 

Abstract

This work presents the systematization of a set of studies and reflections undertaken by Cefor PUC Minas, aiming to elaborate directions of its proposals and continuous training actions of elementary school teachers, with the privileged approach of Social and Human Sciences. These reflections had been followed by a dialogue about raised data with teachers from elementary school of Minas Gerais, making possible to identify their main demands of training.

Key-Words: Continuos Teacher Training; Education of History and Geography in the Elementary School; Distance education.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carla Ferretti Santiago, PUC Minas

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985) e Mestrado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999). Atualmente é professora da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de História, com ênfase em Teoria e Filosofia da História, atuando principalmente nos seguintes temas: história de Belo Horizonte, ensino de história, formação de professores e educação a distância.

Lana Mara de Castro Siman, UFMG

Doutora em Didática da História pela Université Laval/Canadá (1997). Professora do corpo permanente do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Estadual de Minas Gerais e do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais ( professora colaboradora voluntária / aposentada ) . Atualmente desenvolve o projeto Aprendizagem da leitura pelos alunos sobre a escrita da História : um desafio para a formação de professores ( bolsa de produtividade CNPq nivel 2 e grant Programa Mineiro de Pesquisa- PPM/FAPEMIG) e participa do projeto Museu e Escola: um duplo olhar sobre as ações educativas, financiado pela Fapemig. . No programa em Educação da UEMG participa da Linha Educação, Sociedade e formação Humana e no programa de Pós - Graduação em Educação da UFMG participa da linha de pesquisa Instituiçoes, currículo e Sujeitos. Coordena o Labepeh ( Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre o Ensino da História UFMG). Coordenou pesquisas sobre o desenvolvimento do raciocínio histórico pelas crianças ( financiada pela Fapemig 2001-2003); sobre o papel das interaçoes diálogicas na formação de conceitos históricos ( bolsa de produtividade CNPq 2005-2008) e sobre os Usos dos Livros Didáticos de História, financiadas pelo pelo Cnpq (2004-2005) e pela FAPEMIG ( 2005-2007). Atualmente desenvolve o projeto Aprendizagem da leitura pelos alunos sobre a escrita da História : um desafio para a formação de professores ( bolsa de produtividade CNPq nivel 2 e grant Programa Mineiro de Pesquisa- PPM/FAPEMIG) e participa do projeto Museu e Escola: um duplo olhar sobre as ações educativas, financiado pela Fapemig. Tem longa experiência na área de formação de professores , com ênfase em Educação Histórica , atuando principalmente nos seguintes campos de investigação : ensino aprendizagem; currículo , cultura, saberes e práticas escolares e nao escolares, história e práticas de leitura, educação patrimonial. Coordenou e Reforma do Ensino de História da SEEMG (2005-2006), é co-autora das Diretrizes Curriculares Nacionais de História para o Ensino Médio ( 2006). Foi professora visitante na Universidade Católica de Minas Gerais, atuando como assessora pedagógica no Cefor, Centro de Formação de Professores que integra a rede Nacional de Educação Continuada MEC. Coordena o LABEPEH - Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino de História (FaE/ CP UFMG). Participa da rede de correspondentes internacionais da Revista Le cartable de Clio ( Suiça) e do Conselho Editorial da Revista ÍBER de Ciencias Sociais( Espanha).

Lorene dos Santos, PUC Minas

possui graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987), graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1984) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997). Atualmente é Doutoranda em Educação pela Fae/UFMG, onde desenvolve o projeto "Saberes e práticas em Redes de Trocas: a temática africana e afro-brasileira em questão". É professor assistente 3 da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, lecionando nos cursos de graduação em História e Pedagogia. É membro do Conselho Técnico do Instituto da Criança e do Adolescente - ICA, da Pró-Reitoria de Extensão da PUC Minas. Tem experiência na área de Educação e História, com ênfase em Ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de história, saber histórico escolar, currículos, formação de professores e recepção à Lei 10.639/03.

Citas

BORGES, Cecília. Saberes docentes: diferentes tipologias e classificações de um campo de pesquisa. In: Educação & Sociedade, nº 74. Dossiê: Os saberes dos docentes e sua formação. Campinas: CEDES, 2001.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Rede Nacional de Formação Continuada de Professores de Educação Básica. Catálogo 2006. Brasília: SEB/MEC, s/d.

EVANS, Ronald “Teacher conception of history”, Theory and Research in Social Education, vol.XII, n. 3, 1989, p 1-20.

GARCÍA, Carlos Marcelo. A formação de professores: novas perspectivas baseadas na investigação sobre o pensamento do professor. In: NÓVOA, António (coord.). Os professores e a sua formação. Portugal, Lisboa: Dom Quixote, 1997, p.53-76.

GOODMAN, Jesse. ADLER, Susan. "Becoming and elementary social studies teacher: a study of perspectives", Theory and Research in Social Education, vol.XII, n. 2, 1985, p 1-20.

LELLIS, Isabel Alice. Do ensino de conteúdos aos saberes do professor: mudança de idioma pedagógico? Educação & Sociedade, nº 74. Dossiê: Os saberes dos docentes e sua formação. Campinas: CEDES, 2001.

MONTEIRO, Ana Maria Ferreira da Costa. Os saberes docentes e sua formação. Educação & Sociedade, São Paulo: Cedes, ano 22, n.74, abr. 2001, p.121-142.

NÓVOA, António. Os Professores na Virada do Milênio: do excesso dos discursos São Paulo: Educação e Pesquisa, São Paulo, v.25, n.1, jun.1999, p.11-20.

NÓVOA. Antonio (org.). Vidas de professores. Portugal: Porto Editora, 1992.

NÓVOA. Antonio (org.). Profissão Professor. Porto: Porto Editora, 1995 (2ª ed.).

NUNES, Célia Maria Fernandes. Saberes docentes e formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira. Educação & Sociedade, nº 74. Dossiê: Os saberes dos docentes e sua formação. Campinas: CEDES, 2001.

PERRENOUD, Philippe. A prática reflexiva no ofício de professor. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2002.

Retrato da escola 3 – Relatório de pesquisa sobre a situação dos trabalhadores (as) da Educação Básica. CNTE/DIEESE, s.n.t.

SCHÖN, Donald. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, Antonio (coord.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

TARDIF, Maurice et al. Os professores face ao saber: esboço de uma problemática do saber docente. Teoria e Educação. Porto Alegre, n.4, 1991, p.215-233.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes & Formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

TEIXEIRA, Inês de Castro. Os professores como sujeitos sócio-culturais. In: DAYRELL, Juarez (org.) Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: UFMG, 1996.

THORNTON, Stephen J. "Curriculum consonance in Unites States history classrooms", Jornal of Curriculum and Supervision, n. 3, 1998, p. 308-320.

Publicado

2008-12-13

Cómo citar

SANTIAGO, Carla Ferretti; SIMAN, Lana Mara de Castro; DOS SANTOS, Lorene. Formação continuada de professores da educação básica em ciências humanas e sociais: propostas do Cefor PUC Minas. Cadernos de História, Belo Horizonte, v. 10, n. 13, p. 96–111, 2008. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/cadernoshistoria/article/view/1012. Acesso em: 8 ago. 2025.

Número

Sección

Tema Libre - Artículos