Formação continuada de professores da educação básica em ciências humanas e sociais: propostas do Cefor PUC Minas
Palavras-chave:
Formação Continuada de Professores, Ensino de História e Geografia na Educação Básica, Educação a DistânciaResumo
Este trabalho apresenta a sistematização de um conjunto de estudos e reflexões empreendidos pela equipe Cefor PUC Minas, com a finalidade de elaborar diretrizes norteadoras de suas propostas e ações de formação continuada de professores da Educação Básica, com o enfoque privilegiado do campo das Ciências Humanas e Sociais. Essas reflexões foram acompanhadas de um diálogo com dados levantados junto a professores das redes públicas de ensino de Minas Gerais, possibilitando identificar suas principais demandas de formação.
Abstract
This work presents the systematization of a set of studies and reflections undertaken by Cefor PUC Minas, aiming to elaborate directions of its proposals and continuous training actions of elementary school teachers, with the privileged approach of Social and Human Sciences. These reflections had been followed by a dialogue about raised data with teachers from elementary school of Minas Gerais, making possible to identify their main demands of training.
Key-Words: Continuos Teacher Training; Education of History and Geography in the Elementary School; Distance education.
Downloads
Referências
BORGES, Cecília. Saberes docentes: diferentes tipologias e classificações de um campo de pesquisa. In: Educação & Sociedade, nº 74. Dossiê: Os saberes dos docentes e sua formação. Campinas: CEDES, 2001.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Rede Nacional de Formação Continuada de Professores de Educação Básica. Catálogo 2006. Brasília: SEB/MEC, s/d.
EVANS, Ronald “Teacher conception of history”, Theory and Research in Social Education, vol.XII, n. 3, 1989, p 1-20.
GARCÍA, Carlos Marcelo. A formação de professores: novas perspectivas baseadas na investigação sobre o pensamento do professor. In: NÓVOA, António (coord.). Os professores e a sua formação. Portugal, Lisboa: Dom Quixote, 1997, p.53-76.
GOODMAN, Jesse. ADLER, Susan. "Becoming and elementary social studies teacher: a study of perspectives", Theory and Research in Social Education, vol.XII, n. 2, 1985, p 1-20.
LELLIS, Isabel Alice. Do ensino de conteúdos aos saberes do professor: mudança de idioma pedagógico? Educação & Sociedade, nº 74. Dossiê: Os saberes dos docentes e sua formação. Campinas: CEDES, 2001.
MONTEIRO, Ana Maria Ferreira da Costa. Os saberes docentes e sua formação. Educação & Sociedade, São Paulo: Cedes, ano 22, n.74, abr. 2001, p.121-142.
NÓVOA, António. Os Professores na Virada do Milênio: do excesso dos discursos São Paulo: Educação e Pesquisa, São Paulo, v.25, n.1, jun.1999, p.11-20.
NÓVOA. Antonio (org.). Vidas de professores. Portugal: Porto Editora, 1992.
NÓVOA. Antonio (org.). Profissão Professor. Porto: Porto Editora, 1995 (2ª ed.).
NUNES, Célia Maria Fernandes. Saberes docentes e formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira. Educação & Sociedade, nº 74. Dossiê: Os saberes dos docentes e sua formação. Campinas: CEDES, 2001.
PERRENOUD, Philippe. A prática reflexiva no ofício de professor. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2002.
Retrato da escola 3 – Relatório de pesquisa sobre a situação dos trabalhadores (as) da Educação Básica. CNTE/DIEESE, s.n.t.
SCHÖN, Donald. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, Antonio (coord.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
TARDIF, Maurice et al. Os professores face ao saber: esboço de uma problemática do saber docente. Teoria e Educação. Porto Alegre, n.4, 1991, p.215-233.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes & Formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
TEIXEIRA, Inês de Castro. Os professores como sujeitos sócio-culturais. In: DAYRELL, Juarez (org.) Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: UFMG, 1996.
THORNTON, Stephen J. "Curriculum consonance in Unites States history classrooms", Jornal of Curriculum and Supervision, n. 3, 1998, p. 308-320.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
A inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
Todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".