O SANDA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO SOCIAL DE MENORES INFRATORES

Autores/as

  • Rafael Germin Vidal Universidade Estadual do Paraná
  • Antônio Charles Santiago Almeida Universidade Estadual do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2024v8n17p303-312

Palabras clave:

Cidadania, Socialização, Arte Marcial, Sanda

Resumen

O projeto “Sanda: Filosofia marcial formando cidadãos”, protocolado no Laboratório de Extensão da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR, constitui-se de um projeto de extensão cujo proposto foi duplo, isto é, no primeiro momento, por meio de atividade teórico-prática, trabalhar cidadania à luz do Sanda. Já no segundo momento, ainda por meio do Sanda, garantir socialização para adolescentes, sobretudo, aqueles que apresentam vulnerabilidade social em conflito com a lei. O trabalho foi desenvolvido pela escola de arte marcial chinesa Boxe Chinês Top Team, na academia Corpo em Ação, cidade de União da Vitória. O objetivo do projeto, por meio desta arte marcial milenar foi trabalhar, com adolescentes e jovens, valores de cidadania e dignidade humana. A metodologia utilizada foi de observação participante, documentada através de um diário de campo. Os resultados, a partir de sua prática, foram melhoras na participação escolar, cumprimento integral da medida socioeducativa e, participação em eventos da modalidade, resultando em premiações.

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Citas

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Publicado

2025-04-29

Cómo citar

Vidal, R. G., & Almeida, A. C. S. (2025). O SANDA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO SOCIAL DE MENORES INFRATORES. Conecte-Se! Revista Interdisciplinar De Extensão, 8(17), 303–312. https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2024v8n17p303-312