O SANDA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO SOCIAL DE MENORES INFRATORES
DOI :
https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2024v8n17p303-312Mots-clés :
Cidadania, Socialização, Arte Marcial, SandaRésumé
O projeto “Sanda: Filosofia marcial formando cidadãos”, protocolado no Laboratório de Extensão da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR, constitui-se de um projeto de extensão cujo proposto foi duplo, isto é, no primeiro momento, por meio de atividade teórico-prática, trabalhar cidadania à luz do Sanda. Já no segundo momento, ainda por meio do Sanda, garantir socialização para adolescentes, sobretudo, aqueles que apresentam vulnerabilidade social em conflito com a lei. O trabalho foi desenvolvido pela escola de arte marcial chinesa Boxe Chinês Top Team, na academia Corpo em Ação, cidade de União da Vitória. O objetivo do projeto, por meio desta arte marcial milenar foi trabalhar, com adolescentes e jovens, valores de cidadania e dignidade humana. A metodologia utilizada foi de observação participante, documentada através de um diário de campo. Os resultados, a partir de sua prática, foram melhoras na participação escolar, cumprimento integral da medida socioeducativa e, participação em eventos da modalidade, resultando em premiações.
Téléchargements
Références
ANDAKI JUNIOR, Roberto. Fair Play: Instrumentos para avaliação e as orientações desses valores no comportamento de jovens atletas. 2012.
ARENDT, Hannah. The conquest of space and the stature of man. The New Atlantis, n. 18, p. 43-55, 2007.
BERGER, Peter L.; LUCKMANN, Thomas. Modernidade, pluralismo e crise de sentido: a orientação do homem moderno. Editora Vozes, 2019.
BERGER, Peter; BERGER, Brigitte. Socialização: como ser um membro da sociedade. FORACCHI, M., MARTINS, J, 1977.
Brasil. Levantamento Anual Sinase 2018. Brasília: Ministério dos Direitos Humanos (MDH). 2019.
DA CUNHA REIS, Valéria Teixeira; PRATA, Mary Anne Rodrigues; SOARES, Adriana Benevides. Habilidades sociais e afetividade no contexto escolar: Perspectivas envolvendo professores e ensino-aprendizagem. Psicologia argumento, v. 30, n. 69, 2012.
FEDERAL, Governo et al. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei federal, v. 8, 1990.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. Editora Atlas SA, 2002.
PINTO NETO, O.; MAGINI, M.; SABA, Marcelo Magalhães Fares. Análise cinemática de um movimento de Kung-Fu: a importância de uma apropriada interpretação física para dados obtidos através de câmeras rápidas. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 28, p. 235-239, 2006.
SANTOS, S. H. Características sociais do judô na escola. Universidade Bandeirante de São Paulo./www. fpj. com. br/artigos/2009_artigo_csje. pdf, 2009.
SILVA FILHO, L.A.P. Karatê e formação de Valores: Vivências nas escolinhas do DEF. UEPB, Campina Grande, 2014.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Conecte-se! Revista Interdisciplinar de Extensão 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
O(s) (co)autor(es) responsabiliza(m)-se pelo ineditismo do texto submetido (sanções possíveis por plágio são de sua inteira responsabilidade) e atribuem a Conecte-se! Revista Interdisciplinar de Extensão a autorização para a publicação deste. O(s) (co)autor(es) assume(m) que este texto não se encontra publicado em nenhum outro veículo, bem como não se encontra em análise, para publicação, em outro periódico.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.