CONTRIBUIÇÕES ÉTICO-POLÍTICAS DA PESQUISA-DOCUMENTÁRIO "A CRIANÇA ENTRE NÓS":
produção audiovisual na extensão universitária
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2024v8n17p98-109Palabras clave:
Linguagem Audiovisual, Extensão, Afetos, Subjetividade, Ético-políticoResumen
O objetivo deste artigo foi ressaltar as contribuições teórico-metodológicas da experiência na disciplina subjetividade e pesquisa-documentário, de um programa de pós-graduação em Psicologia da região norte do Brasil, como um diferencial para compartilhar práticas e impactos ético-políticos do projeto de extensão “A criança entre nós”. Trata-se de um relato de experiência, de abordagem qualitativa, embasado no método da pesquisa-documentário, que consiste em uma perspectiva transdisciplinar e de construção democrática, coletiva e dialógica, na qual a subjetividade e afetos dos pesquisadores-documentaristas e sujeitos-personagens se entrelaçam. Os resultados evidenciaram que o processo da construção do projeto, filmagem e pós-filmagem foi atravessado pelo compromisso ético-político, enquanto avanço e diferencial teórico-metodológico, impactando, de forma mais significativa, outros espaços, para além da comunidade acadêmica. Discute-se sobre o poder do trabalho coletivo, bem como suas limitações e potencialidades. Conclui-se que a experiência na disciplina sobre subjetividade e pesquisa-documentário foi exitosa, com contribuições expressivas na formação e atuação dos estudantes, impactando, de forma crítica, em exercícios de reflexão, e potencial mobilizações de mudanças sociais, especialmente para com práticas extensionistas. Os vínculos e intervenções estabelecidos pelos envolvidos mostraram-se potentes para a consolidação de novas práticas de transformação social e exercício da cidadania, a partir da linguagem audiovisual.
Palavras-chave: linguagem audiovisual; extensão; afetos; subjetividade; ético-político.
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