CONTRIBUIÇÕES ÉTICO-POLÍTICAS DA PESQUISA-DOCUMENTÁRIO "A CRIANÇA ENTRE NÓS":

produção audiovisual na extensão universitária

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2024v8n17p98-109

Mots-clés :

Linguagem Audiovisual, Extensão, Afetos, Subjetividade, Ético-político

Résumé

O objetivo deste artigo foi ressaltar as contribuições teórico-metodológicas da experiência na disciplina subjetividade e pesquisa-documentário, de um programa de pós-graduação em Psicologia da região norte do Brasil, como um diferencial para compartilhar práticas e impactos ético-políticos do projeto de extensão “A criança entre nós”. Trata-se de um relato de experiência, de abordagem qualitativa, embasado no método da pesquisa-documentário, que consiste em uma perspectiva transdisciplinar e de construção democrática, coletiva e dialógica, na qual a subjetividade e afetos dos pesquisadores-documentaristas e sujeitos-personagens se entrelaçam. Os resultados evidenciaram que o processo da construção do projeto, filmagem e pós-filmagem foi atravessado pelo compromisso ético-político, enquanto avanço e diferencial teórico-metodológico, impactando, de forma mais significativa, outros espaços, para além da comunidade acadêmica. Discute-se sobre o poder do trabalho coletivo, bem como suas limitações e potencialidades. Conclui-se que a experiência na disciplina sobre subjetividade e pesquisa-documentário foi exitosa, com contribuições expressivas na formação e atuação dos estudantes, impactando, de forma crítica, em exercícios de reflexão, e potencial mobilizações de mudanças sociais, especialmente para com práticas extensionistas. Os vínculos e intervenções estabelecidos pelos envolvidos mostraram-se potentes para a consolidação de novas práticas de transformação social e exercício da cidadania, a partir da linguagem audiovisual.

Palavras-chave: linguagem audiovisual; extensão; afetos; subjetividade; ético-político.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Sara Evelyn Mota da Silva, UFAM

Possui graduação em Bacharelado em Serviço Social pelo Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ), da Universidade Federal do Amazonas (ICSEZ/UFAM). Atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Ronaldo Gomes-Souza, UFAM

Doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília (UnB), com pós-doutorado na Universidade de São Paulo (USP). É professor, pesquisador e extensionista na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), lotado na Faculdade de Psicologia e credenciado enquanto professor permanente no Programa de Pós-graduação em Psicologia. É um dos coordenadores do Laboratório de Psicologia, Trabalho e Saúde (LAPSIC); membro do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) e psicólogo do trabalho na Comissão de Prevenção e Combate ao Assédio Moral no Trabalho (CECAM) da UFAM.

Sérgio Sócrates Baçal de Oliveira, UFAM

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (PPGE/UNICAMP, 2019). Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (PPGE/UFAM). Atualmente é Docente Associado 1 na Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Amazonas (FAPSI/UFAM). É docente colaborador no Programa de Pós-graduação em Psicologia (PPGPSI/UFAM) e coordena o Centro de Serviços de Psicologia Aplicada (CSPA/FAPSI) e o Laboratório de Psicopatologia Sujeito e Singularidade (LaPSuS/UFAM). Desenvolve estudos e pesquisas na área da Psicopatologia e suas relações com a Medicalização da Vida na contemporaneidade. 

Références

CARRIJO, Gilson Goulart; RASERA, Emerson Fernando; TEIXEIRA, Flávia Bonsucesso. Aonde isso vai parar? Desafios éticos na pesquisa-documentário com travestis. Cadernos Puga (São Paulo), n. 61, p. 1-13, 2021.
FLEURY, Patrícia Fonseca Ferreira; BEHRENS, Marilda Aparecida. Dialogando com Freire e Morin sob o véu das necessidades educacionais e novas práticas pedagógicas que contemplem a complexidade e transdisciplinaridade em um paradigma ecossistêmico. Research, Society and Development, v. 11, n. 10, p. 1-9, 2022.
FREIRE, Marcius. Documentário: ética, estética e formas de representação, São Paulo: Annablume, 2011.
FREITAS PEREZ, Lucia Maria de; BARROS, Rita Maria Manso de; ENSÁ, Alice Cristina. Em nome do sujeito: psicanálise, arte e educação, o trabalho em rede em prol de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Raízes e rumos, v. 10, n. 2, p. 86-94, 2022.
GOMES-SOUZA, Ronaldo; SAMPAIO, Cláudia Regina Brandão; TRAMONTANO, Marcelo Claudio. Psicologia Indígena, ou a construção de um lócus de mediação. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 41, e230090, p. 1-19.
LIMA, Francisco Davi Bezerra et al. Um relato de experiência sobre o projeto de extensão psicocine. Revista Encontros Científicos UniVS, v. 4, n. 1, 2022.
MUSSI, Ricardo Franklin de Freitas; FLORES, Fábio Fernandes; ALMEIDA, Claudio Bispo de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Revista Práxis Educacional, Bahia, v. 17, n. 48, p. 60-77, 2021.
NASCIMENTO, Kalrylene Leite do; NASCIMENTO, Francisleile Lima. Psicologia infantil: a importância do brincar no desenvolvimento da criança. Boletim de Conjuntura, v. 10, n. 30, p. 57-79, 2022.
SILVA GABRIEL, Laura Christofoletti da; SOUZA, Mériti de; ANGELI, Gustavo. A importância do brincar na prática psicológica no Brasil: algumas análises. Revista “Alternativas en Psicología”, v. 27, n. 51, p. 12, 2023.
SILVA, Wagner Pires. Extensão Universitária: um conceito em construção. Revista Extensão & Sociedade, Rio Grande do Norte, v. 11, n. 2, p. 21-32, 2020.
SOUSA, Taísa Resende. O Brincar Criativo: Contribuições da Psicanálise e da Educação. Editora Dialética, 2021.
VENTURA, Luciana Carlos Pinto; MENDES, Allyne Evellyn Freitas Gomes. O brincar como recurso terapêutico na compreensão da psicanálise winnicottiana. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 9, n. 2, p. 226-238, 2023.

Téléchargements

Publié-e

2025-03-28

Comment citer

Silva, S. E. M. da ., Gomes-Souza, R., & Oliveira, S. S. B. de . (2025). CONTRIBUIÇÕES ÉTICO-POLÍTICAS DA PESQUISA-DOCUMENTÁRIO "A CRIANÇA ENTRE NÓS":: produção audiovisual na extensão universitária. Conecte-Se! Revista Interdisciplinar De Extensão, 8(17), 98–109. https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2024v8n17p98-109