ECOPEDAGOGIA E CIDADANIA PLANETÁRIA:
saberes e práticas para uma ecologia integral em experiências educativas
Mots-clés :
ecologia integral, ecopedagogia, educação ecotransformadora, pacto educativo global, cidadania planetáriaRésumé
A Ecologia Integral exige esforços conjuntos para seu entendimento, recepção e implementação. Nessa perspectiva, os pilares da Ecopedagogia, um movimento aberto e dialógico que propõe novas práticas educativas, oferecem oportunidades concretas para a promoção de atitudes ecotransformadoras em instituições de educação formal e informal, como escolas, catequese e ambientes de acolhida. Ao promover uma educação renovada, a ecopedagogia empodera a pessoa como protagonista de suas ações e mediações. A partir dos textos de origem da Ecopedagogia, e com o auxílio de reflexões de teóricos e textos pastorais que dinamizam o Pacto Educativo Global, o objetivo deste estudo é relacionar os pilares da Ecopedagogia com a reflexão teórica da Ecologia Integral. O intuito é apontar as contribuições que podem surgir dessa fusão para estimular educadores e gestores na implementação de novas concepções de educação e formação integral. Os resultados que se antecipam demonstram a similaridade dos conceitos e a possibilidade de iniciativas que fomentem o cuidado integral, a atuação consciente e a responsabilidade com o bem comum, ou seja, o valor da vida humana e da criação.
Téléchargements
Références
AVANZI, M.R. Ecopedagogia. In: LAYRARGUES, P.P. (Org.) Identidades da Educação Ambiental Brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente. 2004. p. 35-49.
CARSON, Rachel. Primavera silenciosa. Tradução de Hildegard Herbold. São Paulo: Melhoramentos, 1962.
CARVALHO, Edileide Almeida de. Educação ambiental, ecopedagogia e sustentabilidade. Curitiba: Dialética, 2020.
CORTELLA, Mario Sergio. Educação, convivência e ética: audácia e esperança! São Paulo: Cortez, 2015.
DICKMANN, Ivo. Ecopedagogia: desafio da reinvenção. São Paulo: Cortez, 2023.
DICKMANN, Ivo. Reinventando a ecopedagogia: patriarcado, modernidade e capitalismo. Revista Sergipana de Educação Ambiental, [s. l.], v. 9, n. 1, p. 1-16, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/18105. Acesso em: 18 jun. 2025.
FRANCISCO, Papa. Laudato Si’: sobre o cuidado da casa comum. São Paulo: Paulinas, 2015.
GADAMER, Hans-George. Verdade e método I: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Tradução de Flávio Paulo Meurer. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2004.
GADOTTI, Moacir. Pedagogia da terra. São Paulo: Peirópolis, 2000.
GUTIÉRREZ, Francisco; PRADO, Cruz. Ecopedagogia e cidadania planetária. Tradução de Sandra Trabucco Valenzuela. São Paulo: Cortez, Instituto Paulo Freire, 1999.
LAYRARGUES, Philippe Pomier. A educação ambiental crítica como macrotendência. In: LAYRARGUES, Philippe Pomier; LIMA, Gustavo Ferreira da Costa (org.). Educação ambiental e sustentabilidade: conceitos, dilemas e práticas. São Paulo: Cortez, 2012. p. 393-417.
LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Trajetória e fundamentos da educação ambiental no Brasil. In: LAYRARGUES, Philippe Pomier; LIMA, Gustavo Ferreira da Costa (org.). Educação ambiental e sustentabilidade: conceitos, dilemas e práticas. São Paulo: Cortez, 2012. p. 43-78.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. 16. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2011.
PACTO EDUCATIVO GLOBAL. Vademecum: português. 2020. Disponível em: https://anec.org.br/wp-content/uploads/2020/02/Vademecum-Portuges-para-a-web-1.pdf. Acesso em: 18 jun. 2025.
PRASS, Andressa Amaro et al. Ecopedagogia na contemporaneidade: caminhos percorridos e perspectivas para fomentar a cultura da sustentabilidade. Revista Científica ANAP Brasil, [s. l.], v. 16, ano 37, p. 53-64, 2023.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Conecte-se! Revista Interdisciplinar de Extensão 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
O(s) (co)autor(es) responsabiliza(m)-se pelo ineditismo do texto submetido (sanções possíveis por plágio são de sua inteira responsabilidade) e atribuem a Conecte-se! Revista Interdisciplinar de Extensão a autorização para a publicação deste. O(s) (co)autor(es) assume(m) que este texto não se encontra publicado em nenhum outro veículo, bem como não se encontra em análise, para publicação, em outro periódico.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
