ECOPEDAGOGIA E CIDADANIA PLANETÁRIA:

saberes e práticas para uma ecologia integral em experiências educativas

Autores

  • Ariél Philippi Machado
  • Catia Elaine Alves Constante

Palavras-chave:

ecologia integral, ecopedagogia, educação ecotransformadora, pacto educativo global, cidadania planetária

Resumo

 A Ecologia Integral exige esforços conjuntos para seu entendimento, recepção e implementação. Nessa perspectiva, os pilares da Ecopedagogia, um movimento aberto e dialógico que propõe novas práticas educativas, oferecem oportunidades concretas para a promoção de atitudes ecotransformadoras em instituições de educação formal e informal, como escolas, catequese e ambientes de acolhida. Ao promover uma educação renovada, a ecopedagogia empodera a pessoa como protagonista de suas ações e mediações. A partir dos textos de origem da Ecopedagogia, e com o auxílio de reflexões de teóricos e textos pastorais que dinamizam o Pacto Educativo Global, o objetivo deste estudo é relacionar os pilares da Ecopedagogia com a reflexão teórica da Ecologia Integral. O intuito é apontar as contribuições que podem surgir dessa fusão para estimular educadores e gestores na implementação de novas concepções de educação e formação integral. Os resultados que se antecipam demonstram a similaridade dos conceitos e a possibilidade de iniciativas que fomentem o cuidado integral, a atuação consciente e a responsabilidade com o bem comum, ou seja, o valor da vida humana e da criação.

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Publicado

2025-10-30

Como Citar

Machado, A. P., & Constante, C. E. A. (2025). ECOPEDAGOGIA E CIDADANIA PLANETÁRIA: : saberes e práticas para uma ecologia integral em experiências educativas. Conecte-Se! Revista Interdisciplinar De Extensão, 9(nesp), 9–18. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/conecte-se/article/view/37108