AÇÕES EXTENSIONISTAS DO IME:
principais frentes de atuação e contribuições para uma educação de qualidade
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2024v8n17p284-302Parole chiave:
Ações Extensionistas, Educação de Qualidade, Objetivo de Desenvolvimento SustentávelAbstract
O presente artigo buscou investigar as principais frentes de atuação das ações extensionistas realizadas pelo Instituto de Matemática e Estatística (IME) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Foram destacados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das ações e analisadas quanto ao seu potencial para a melhoria da Educação de Qualidade (ODS 4) no país. Esse estudo foi norteado pela busca de resposta ao seguinte questionamento: quais são as principais frentes de atuação das ações extensionistas do IME com potencial de contribuir para a melhoria do ODS relacionado à Educação de Qualidade? Foi realizada uma pesquisa descritiva e qualitativa com base em análise documental da legislação que norteia as políticas educacionais no país e dos registros das ações de extensão do IME. A pesquisa demonstrou que as principais frentes de atuação extensionista estão relacionadas à divulgação do conhecimento científico e tecnológico, à formação continuada de professores, à organização e realização de competições matemáticas, à apresentação e aplicação de jogos e à formação geral, todas com potencial para a melhoria da Educação de Qualidade.
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