AÇÕES EXTENSIONISTAS DO IME:

principais frentes de atuação e contribuições para uma educação de qualidade

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2024v8n17p284-302

Palabras clave:

Ações Extensionistas, Educação de Qualidade, Objetivo de Desenvolvimento Sustentável

Resumen

O presente artigo buscou investigar as principais frentes de atuação das ações extensionistas realizadas pelo Instituto de Matemática e Estatística (IME) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Foram destacados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das ações e analisadas quanto ao seu potencial para a melhoria da Educação de Qualidade (ODS 4) no país. Esse estudo foi norteado pela busca de resposta ao seguinte questionamento: quais são as principais frentes de atuação das ações extensionistas do IME com potencial de contribuir para a melhoria do ODS relacionado à Educação de Qualidade? Foi realizada uma pesquisa descritiva e qualitativa com base em análise documental da legislação que norteia as políticas educacionais no país e dos registros das ações de extensão do IME. A pesquisa demonstrou que as principais frentes de atuação extensionista estão relacionadas à divulgação do conhecimento científico e tecnológico, à formação continuada de professores, à organização e realização de competições matemáticas, à apresentação e aplicação de jogos e à formação geral, todas com potencial para a melhoria da Educação de Qualidade.

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Biografía del autor/a

Giselle Moraes Resende Pereira, Universidade Federal de Uberlândia

Professora do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), na linha de Educação em Ciências e Matemática (2019). Mestre em Matemática pela UFU (2012). Bacharel em Matemática pela (UFU) (2009) e Licenciada em Matemática pela Universidade de Franca (2011). Possui curso de pós-graduação Lato Sensu em Educação Especial Inclusiva pelo Instituto Passo 1 (2024), curso de extensão universitária em Relações Étnico-Raciais e Diversidade no Ambiente Escolar pela Faculdade Metropolitana (2024) e em Educação a Distância pelo Centro Educacional Sul Mineiro CESM (2016). Atualmente é coordenadora de Extensão do IME-UFU (2024-2026). Tem experiência na área de Matemática e de Educação, com ênfase em Educação Matemática. Atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino e Aprendizagem em Ciências e Matemática, Modelagem Matemática, Formação de professores, Educação Superior, Docência universitária, Tecnologias Digitais no ensino, Educação Matemática Digital, Educação a Distância e Análise Funcional.

Érika Maria Chioca Lopes, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Matemática (Bacharelado) pela Universidade Federal de Uberlândia (1996), mestrado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia, na linha de Educação em Ciências e Matemática (2019). Também fez especialização em Estatística Aplicada pela Universidade Federal de Uberlândia (2003). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Uberlândia e membro do Núcleo de Pesquisa em Mídias na Educação (NUPEME). Tem experiência na educação básica e no ensino superior, desenvolve trabalhos de ensino, pesquisa e extensão, com ênfase nos processos de ensino e de aprendizagem com tecnologias digitais e formação docente, atuando, principalmente, nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de Matemática, tecnologias digitais, formação de professores, ensino superior. 

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Publicado

2025-04-29

Cómo citar

Pereira, G. M. R., & Lopes, Érika M. C. . (2025). AÇÕES EXTENSIONISTAS DO IME:: principais frentes de atuação e contribuições para uma educação de qualidade. Conecte-Se! Revista Interdisciplinar De Extensão, 8(17), 284–302. https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2024v8n17p284-302