Sentidos produzidos por leitores acerca de suas inscrições no ambiente midiático
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2016v5n1p60-77Resumo
Diversos pesquisadores têm refletido sobre as relações entre mídias e leitores a partir de distintas abordagens teóricas e metodológicas. Nessa reflexão, busca-se identificar que motivações fazem com que os leitores insiram-se no processo de enunciação midiática, bem como interpretar as reflexões que fazem sobre suas relações com os jornais e também sobre os processos interacionais que desenvolvem com outros leitores. No contexto de uma sociedade ainda em vias de midiatização (Verón, 1997), compreende-se que é preciso olhar para os pontos de contato e para as ofertas discursivas que possam alargar ou gerar novos vínculos através daquilo que é colocado em circulação (Braga, 2012). Para entender como ocorrem esses processos interacionais entre jornais e leitores necessita-se observar não só as instâncias da produção e da recepção, mas especialmente para as interpenetrações, as “zonas de contato” (Fausto Neto, 2012). Se outrora os processos enunciativos dependiam em maior grau da mediação das mídias, hoje vive-se um momento em que os sujeitos inscrevem-se em distintos espaços midiáticos através de um protagonismo emergente. Para refletir sobre os motivos que levam leitores a comentarem matérias jornalísticas em sites e páginas de jornais no facebook, foram realizadas entrevistas com leitores dos periódicos portugueses Diário de Notícias e Público e brasileiros Pioneiro e Diário Popular para identificar nessas enunciações marcas, pois, como lembra Verón (2005), “uma superfície discursiva é composta por marcas” (p. 53) que apontem para motivações singulares, o porque da participação nesse locus específico, vínculos que são construídos com os jornais e demais leitores inscritos nessa ambiência midiática.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Viviane Borelli

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Dispositiva pertencem ao(s) autor(es) do texto, com base nas normas da Editora PUC Minas. A revista tem direito à primeira publicação do artigo, registrado sob uma licença de compartilhamento Creative Commons CC BY 4.0. A licença permite o compartilhamento e adaptação do texto, sempre com atribuição de créditos, sem restrições adicionais. Solicita-se ao(s) autor(es) assinalar(em) o termo-declaração que expressa a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto, durante a submissão, conforme os termos abaixo:
- Ao submeter à Dispositiva, pessoas autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho sendo publicado sob uma licença Creative Commons na modalidade atribuição, uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença (CC BY 4.0).
- Ao submeter à Dispositiva, pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e menção à publicação inicial nesta revista.