A web e o jornalismo de dados: mapeamento de conceitos chave
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2016v5n1p144-163Resumo
Este artigo busca conceituar, definir o escopo e o propósito do jornalismo de dados a partir de uma visão histórica da web e dos dados como elementos básicos da informação digital. Acredita-se na relevância desse debate pela crescente difusão de tecnologias que possibilitam a coleta de dados na web e as perspectivas nesse novo cenário para o jornalismo, seja em plataformas audiovisuais até em ambiente web a partir de dispositivos móveis ubíquos. Para atingir tais objetivos, foi realizada uma pesquisa exploratória, de cunho eminentemente teórico, na qual foi utilizada bibliografia brasileira e estrangeira. Entre os resultados, percebe-se que a prática de extrair informação a partir de dados não é um recurso recente e que são necessários novos estudos para aprofundar as discussões em torno de assuntos como os limites éticos do jornalismo de dados.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Lucas Vieira Araújo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Dispositiva pertencem ao(s) autor(es) do texto, com base nas normas da Editora PUC Minas. A revista tem direito à primeira publicação do artigo, registrado sob uma licença de compartilhamento Creative Commons CC BY 4.0. A licença permite o compartilhamento e adaptação do texto, sempre com atribuição de créditos, sem restrições adicionais. Solicita-se ao(s) autor(es) assinalar(em) o termo-declaração que expressa a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto, durante a submissão, conforme os termos abaixo:
- Ao submeter à Dispositiva, pessoas autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho sendo publicado sob uma licença Creative Commons na modalidade atribuição, uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença (CC BY 4.0).
- Ao submeter à Dispositiva, pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e menção à publicação inicial nesta revista.