Museu como medium: reflexões sobre as interfaces entre comunicação e museologia
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2016v5n2p85-102Resumo
O objetivo deste trabalho é refletir sobre as interfaces entre Comunicação e Museologia. Propõe-se a ideia do museu como medium, considerando-o como ambiente de comunicação. De cunho teórico, o artigo parte das ponderações de literaturas dos campos da Comunicação e da Museologia a fim de compreender melhor os modos pelos quais a comunicação nos museus vem sendo abordada e reafirmar a postura democratizante dessa instituição perante a sociedade. Nesse cenário, os recursos tecnológicos destacam-se no processo de ressignificação das informações circuladas na sociedade. Conclui-se que, no desafio imposto pela conjugação de lazer e educação, as tecnologias de informação e comunicação contribuem para a disseminação, o conhecimento e ampliação do acesso aos acervos da instituição, permitindo a reconfiguração das relações entre museu e sociedade, além das potencialidades de preservação dos acervos e de interatividade com públicos distintos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Lucimery Ribeiro Souza, Danila Cal

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Dispositiva pertencem ao(s) autor(es) do texto, com base nas normas da Editora PUC Minas. A revista tem direito à primeira publicação do artigo, registrado sob uma licença de compartilhamento Creative Commons CC BY 4.0. A licença permite o compartilhamento e adaptação do texto, sempre com atribuição de créditos, sem restrições adicionais. Solicita-se ao(s) autor(es) assinalar(em) o termo-declaração que expressa a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto, durante a submissão, conforme os termos abaixo:
- Ao submeter à Dispositiva, pessoas autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho sendo publicado sob uma licença Creative Commons na modalidade atribuição, uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença (CC BY 4.0).
- Ao submeter à Dispositiva, pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e menção à publicação inicial nesta revista.