Nós, as testemunhas: notas sobre um jornalismo de teor testemunhal
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2016v5n2p121-137Resumo
À luz de um quadro histórico-cultural que corrobora a inscrição do jornalismo como uma prática discursiva produtora de sentidos, este artigo traça uma cartografia de narrativas que se aproximam de um jornalismo de teor testemunhal. Nossa premissa é a de que, quando valorizado nas narrativas midiáticas para além da técnica, o testemunho dá a ver um sensível da experiência e nos leva em direção a um outro, fazendonos indagar a respeito de uma dinâmica relacional do jornalismo. Em meio a uma imprensa na qual imperam notícias de violência, e ao pensar o contexto atual em que o próprio avanço tecnológico contribui para o processo de desdobramento dos enquadramentos midiáticos a que estamos todos sujeitos, procuramos apontar um potencial político e estético do testemunho para o jornalismo.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Fernando Resende, Ana Cláudia Peres

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Dispositiva pertencem ao(s) autor(es) do texto, com base nas normas da Editora PUC Minas. A revista tem direito à primeira publicação do artigo, registrado sob uma licença de compartilhamento Creative Commons CC BY 4.0. A licença permite o compartilhamento e adaptação do texto, sempre com atribuição de créditos, sem restrições adicionais. Solicita-se ao(s) autor(es) assinalar(em) o termo-declaração que expressa a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto, durante a submissão, conforme os termos abaixo:
- Ao submeter à Dispositiva, pessoas autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho sendo publicado sob uma licença Creative Commons na modalidade atribuição, uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença (CC BY 4.0).
- Ao submeter à Dispositiva, pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e menção à publicação inicial nesta revista.