A cidade a partir da interculturalidade: um estudo entre moradores de Sorocaba/SP
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2017v6n10p77-94Resumo
Discutimos sobre o processo de formação da cidade sob a ótica intercultural, interessando o entrelaçamento da vida individual com a coletiva, com orientação e viés da comunicação e da cultura do consumo. As falas apresentadas serviu no entendimento do processo de formação dos bairros estudados, os trânsitos, os pertencimentos e as práticas do consumo na(da) cidade a partir do não hegemônico, assim ouvir a voz do subalterno é um método pertinente. Relacionamos o consumo e o cotidiano, perpassando por questões das disparidades econômicas, sobretudo em função da má distribuição da riqueza socialmente produzida. Ao ser orientado pela cultura do consumo, analisamos o cotidiano e o território em que o indivíduo vive, indo além do local de moradia.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 José Aparecido Batista Junior

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Dispositiva pertencem ao(s) autor(es) do texto, com base nas normas da Editora PUC Minas. A revista tem direito à primeira publicação do artigo, registrado sob uma licença de compartilhamento Creative Commons CC BY 4.0. A licença permite o compartilhamento e adaptação do texto, sempre com atribuição de créditos, sem restrições adicionais. Solicita-se ao(s) autor(es) assinalar(em) o termo-declaração que expressa a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto, durante a submissão, conforme os termos abaixo:
- Ao submeter à Dispositiva, pessoas autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho sendo publicado sob uma licença Creative Commons na modalidade atribuição, uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença (CC BY 4.0).
- Ao submeter à Dispositiva, pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e menção à publicação inicial nesta revista.