STORIES E SEUS CONSTRUTOS DE TEMPORALIDADE: a presentificação de um passado recente
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2018v7n11p61-81Resumo
O artigo tem como foco traçar apontamentos sobre a constituição de temporalidades próprias das novas mídias, construtos midiáticos de tempo que alimentam e movimentam o funcionamento de espaços imagéticos específicos, que têm protagonizado novas tendências comunicacionais. Trazemos para o centro do debate o conceito de efemeridade vendo-o enquanto qualidade presente nas narrativas contemporâneas sobre o cotidiano, acompanhado de materiais empíricos nos quais o devir se faz presente de forma material, através de elementos na interface e na superfície da imagem, que é essencialmente efêmera. Criando imagens com marcas temporais tão fortes, como uma vida útil de 24 horas, uma duração limitada de captação e exibição, entre outras, estas iniciativas colocam-se numa linha de frente de serviços que se pautam cada vez mais na experiência imagética única, do que relações de permanência e de eterno retorno ao arquivo.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Lorena Risse

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Dispositiva pertencem ao(s) autor(es) do texto, com base nas normas da Editora PUC Minas. A revista tem direito à primeira publicação do artigo, registrado sob uma licença de compartilhamento Creative Commons CC BY 4.0. A licença permite o compartilhamento e adaptação do texto, sempre com atribuição de créditos, sem restrições adicionais. Solicita-se ao(s) autor(es) assinalar(em) o termo-declaração que expressa a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto, durante a submissão, conforme os termos abaixo:
- Ao submeter à Dispositiva, pessoas autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho sendo publicado sob uma licença Creative Commons na modalidade atribuição, uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença (CC BY 4.0).
- Ao submeter à Dispositiva, pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e menção à publicação inicial nesta revista.