Telenovela e mudança social no Brasil: recepção da representação homossexual
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2018v7n12p1-22Resumo
Este estudo empírico teve como objetivo avaliar a recepção da representação homossexual da teledramaturgia brasileira, realizada por indivíduos hétero e homossexuais, de modo a compreender qual a contribuição à visibilidade da questão homossexual. A metodologia centra-se nos pressupostos dos Estudos de Recepção para avaliar como os receptores se apropriam do conteúdo da telenovela. Os instrumentos utilizados foram um questionário e uma entrevista semidirigida, aplicados a uma amostra de 402 participantes, jovens hétero e homossexuais, a maioria estudantes de graduação. Os resultados confirmam o potencial político e pedagógico da telenovela em ampliar a discussão sobre a questão homoafetiva; bem como sua capacidade em auxiliar o sujeito homossexual a aceitar sua identidade sexual, bem como encorajá-lo a assumir sua orientação sexual.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 José Aparecido de Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Dispositiva pertencem ao(s) autor(es) do texto, com base nas normas da Editora PUC Minas. A revista tem direito à primeira publicação do artigo, registrado sob uma licença de compartilhamento Creative Commons CC BY 4.0. A licença permite o compartilhamento e adaptação do texto, sempre com atribuição de créditos, sem restrições adicionais. Solicita-se ao(s) autor(es) assinalar(em) o termo-declaração que expressa a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto, durante a submissão, conforme os termos abaixo:
- Ao submeter à Dispositiva, pessoas autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho sendo publicado sob uma licença Creative Commons na modalidade atribuição, uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença (CC BY 4.0).
- Ao submeter à Dispositiva, pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e menção à publicação inicial nesta revista.