Representações sociais e narrativas publicitárias: orgulho de ser LGBT pela Skol

Autores

  • Gustavo Souza Santos
  • Amora Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2019v8n13p43-65

Resumo

A produção de narrativas sobre a realidade, os sujeitos, os objetos e a realidade dos sujeitos e objetos é substrato para discurso publicitário. Este se apropria de imagens populares para estabelecer ligações representativas enraizadas na sociedade, o que pode alimentá-la ou retroalimentá-la com suas próprias cosmovisões. A representação e a narrativa sobre o sujeito LGBT têm sido foco de estudos e exames, especialmente considerando o discurso publicitário. O objetivo do estudo foi analisara campanha #RespeitoIsOn da marca Skol, considerando as dinâmicas de narrativa e representação LGBT. Para tanto, metodologicamente, desenvolveu-se um estudo de caso com aporte documental, tendo por corpus as peças da campanha questão por meio técnica de análise de conteúdo. O arcabouço teórico do estudo considerou Barthes (1977) , Foucault (1988), Jodelet (2001), Moscovici (2007), Simões e Facchini (2009) e Seffner (2011) na associação entre narrativa publicitária, identidade de gênero e representações sociais.

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Publicado

12-08-2019

Como Citar

SANTOS, Gustavo Souza; RIBEIRO, Amora. Representações sociais e narrativas publicitárias: orgulho de ser LGBT pela Skol. Dispositiva, Belo Horizonte, v. 8, n. 13, p. 43–65, 2019. DOI: 10.5752/P.2237-9967.2019v8n13p43-65. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/dispositiva/article/view/20942. Acesso em: 20 ago. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS DE TEMA LIVRE