Vínculos migratórios e interações digitais: novos arranjos disposicionais na Cuba transnacional
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2020v9n15p34-62Resumo
Este artigo considera o contexto atual da experiência migratória de Cuba, configurada a partir de uma dinâmica de comunicação digital transnacional. Na primeira parte do texto são apresentados alguns elementos do ativismo digital na ilha, evidenciando como experiências de injustiça podem configurar dispositivos midiáticos que atuam como articuladores de múltiplas forças e arranjos que podem atravessar um contexto de comunicação transmidiática e transnacional. A seguir, são apresentados os procedimentos metodológicos adotados para a análise de caso das narrativas construídas na mobilização online em torno da morte de uma criança cubana de um ano, Paloma, após ter sido vacinada. Argumentamos que a criação de um dispositivo (trans) midiático transnacional de interações comunicativas off-line/online foi possível nesse caso pelo engajamento político-afetivo de atores localizados dentro e fora de Cuba em múltiplos espaços off-line e online.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Angela Cristina Salgueiro Marques, Elisa Beatriz Ramirez Hernandez

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Dispositiva pertencem ao(s) autor(es) do texto, com base nas normas da Editora PUC Minas. A revista tem direito à primeira publicação do artigo, registrado sob uma licença de compartilhamento Creative Commons CC BY 4.0. A licença permite o compartilhamento e adaptação do texto, sempre com atribuição de créditos, sem restrições adicionais. Solicita-se ao(s) autor(es) assinalar(em) o termo-declaração que expressa a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto, durante a submissão, conforme os termos abaixo:
a. Ao submeter à Dispositiva, autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho sendo publicado sob uma licença Creative Commons na modalidade atribuição, uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença (CC BY-NC-SA 4.0).
b. Ao submeter à Dispositiva, autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e menção à publicação inicial nesta revista.