A lógica empresarial na política: intersecção entre campos, práticas e discursos
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2020v9n15p63-82Resumo
Nos últimos anos, temos presenciado um movimento de empresários ingressando na política. Nesse quadro, a proposta do artigo é analisar de que modo o discurso empresarial se manifesta na política. Com um aporte teórico-metodológico construído a partir do método de Análise do Discurso e teorias sobre o discurso político e o discurso empresarial, analisamos cinco programas eleitorais e três inserções de TV das campanhas eleitorais do empresário João Doria. A análise indicou que marcas linguísticas que remetem ao discurso empresarial foram incorporadas ao discurso eleitoral do candidato, apreendidas pela construção de valores associados à mentalidade empresarial, como o sucesso, a liderança, a inteligência, a competência, a moderação, o altruísmo, a responsabilidade, a inovação e a experiência.
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Copyright (c) 2020 Maria Ivete Trevisan Fossá, Mateus da Cunha Santos

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