A sub-representatividade de mulheres negras e orientais em capas de revistas brasileiras voltadas ao público feminino

Autores

  • Marcel de Almeida Freitas

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2020v9n15p174-193

Resumo

O texto traz reflexões sobre alguns motivos culturais e mercadológicos para a quase nula presença de negras e orientais nas capas de revistas brasileiras voltadas para o público feminino. O artigo parte de um “mito” vigente na Publicidade segundo o qual “negro não vende” e, buscando desconstruir essa crença, apresenta uma enquete para averiguar se realmente o público feminino rechaça personalidades negras e orientais nas capas de revistas. Foram entrevistadas 100 universitárias da Universidade Federal de Minas Gerais e o resultado aponta que não há rejeição de personalidades orientais e negras nesta amostra em particular. Por fim, o texto cogita se não seriam as redações das grandes publicações que impõem modelos caucasianas atendendo a solicitações de mercado.

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Publicado

20-07-2020

Como Citar

FREITAS, Marcel de Almeida. A sub-representatividade de mulheres negras e orientais em capas de revistas brasileiras voltadas ao público feminino. Dispositiva, Belo Horizonte, v. 9, n. 15, p. 174–193, 2020. DOI: 10.5752/P.2237-9967.2020v9n15p174-193. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/dispositiva/article/view/23398. Acesso em: 20 ago. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS DE TEMA LIVRE