O sentido de companhia nos vídeos de reação

consumo de mídia e isolamento social

Autores

  • Joao Van Der Sand UFSM
  • Sandra Rubia da Silva UFSM - Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2021v10n17p24-40

Resumo

Abordando a temática dos vídeos de reação no YouTube, este artigo aprofunda discussões sobre o sentido de companhia contido neste tipo de produção. Procuramos traçar relações entre os resultados de uma pesquisa etnográfica realizada durante a pandemia do covid-19 e os hábitos de consumo audiovisual percebidos diante do contexto de isolamento social. Demonstramos como o sentido de companhia é percebido por produtores de vídeos de reação a videoclipes musicais de rap e funk. Nossas conclusões apontam que a crescente audiência dos serviços de streaming busca suprir certas demandas afetivas através de experiências de consumo compartilhadas mediadas pelas plataformas digitais.

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Biografia do Autor

Sandra Rubia da Silva, UFSM - Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Antropologia Social (UFSC). Docente do POSCOM/ UFSM e coordenadora do grupo de pesquisa  "Consumo e Culturas Digitais" (CNPq/UFSM).

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Publicado

22-05-2021

Como Citar

VAN DER SAND, Joao; SILVA, Sandra Rubia da. O sentido de companhia nos vídeos de reação : consumo de mídia e isolamento social. Dispositiva, Belo Horizonte, v. 10, n. 17, p. 24–40, 2021. DOI: 10.5752/P.2237-9967.2021v10n17p24-40. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/dispositiva/article/view/24176. Acesso em: 4 out. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Comunicação, política e saúde