Fatores de (des)mobilização social no enfrentamento à pandemia de Covid-19 pelas populações periféricas de Belo Horizonte, Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2020v9n16p87-106Resumo
A emergência da pandemia de Covid 19 acarreta profundas mudanças no cotidiano. No Brasil, uma das questões é como e em que condições essa situação atinge públicos mais vulneráveis. Aqui nos referimos sobretudo às populações periféricas, que padecem com várias mazelas que as colocam à mercê da fome e da doença. Iniciativas comunitárias têm surgido para mitigar essa conjuntura, mas elas demandam solidariedade e empatia dos sujeitos, o que nem sempre acontece. Através de um olhar comunicacional sobre as dinâmicas de (des)mobilização, aqui buscamos compreendê-las a partir de três vertentes: condições de contato; condições de coletivização e condições de empatia. Tomamos para análise o 1º Encontro do Periferia Viva - Força-Tarefa Covid 19, um projeto articulador realizado em Belo Horizonte.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Laura Nayara Pimenta, Márcio Simeone Henriques, Marlene Machado

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Dispositiva pertencem ao(s) autor(es) do texto, com base nas normas da Editora PUC Minas. A revista tem direito à primeira publicação do artigo, registrado sob uma licença de compartilhamento Creative Commons CC BY 4.0. A licença permite o compartilhamento e adaptação do texto, sempre com atribuição de créditos, sem restrições adicionais. Solicita-se ao(s) autor(es) assinalar(em) o termo-declaração que expressa a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto, durante a submissão, conforme os termos abaixo:
- Ao submeter à Dispositiva, pessoas autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho sendo publicado sob uma licença Creative Commons na modalidade atribuição, uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença (CC BY 4.0).
- Ao submeter à Dispositiva, pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e menção à publicação inicial nesta revista.