Governo Bolsonaro e pandemia
uma análise de conteúdo do Instagram e Twitter do presidente
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2021v10n17p115-134Resumo
O presente estudo tem como objeto analisar o discurso presente no Instagram e Twitter do presidente Jair Bolsonaro, sobre a Covid-19, sob a perspectiva da pós-verdade. No presente trabalho observou-se quais as mensagens acionadas por Bolsonaro e de que forma o mesmo aborda a pandemia e o contexto brasileiro, em suas redes sociais oficiais. A análise realizada por meio da análise de conteúdo (BARDIN, 2011) traz como recorte temporal o período que compreende de 20 de junho a 20 de julho de 2020. No referido intervalo, o Brasil ultrapassou a marca de 50 mil mortos pela Covid-19, tornou-se o novo epicentro da pandemia e, ainda, houve a confirmação da contaminação de Bolsonaro pelo vírus. Assim, percebe-se uma postura negacionista do presidente frente ao cenário de pandemia, bem como, o ataque aos campos científico e jornalístico, o qual utiliza da desinformação e o silenciamento de discussões importantes para fazer prevalecer suas ideias.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Deborah Luísa Vieira dos Santos, Mariane Motta de Campos, Mayra Regina Coimbra, Willian José de Carvalho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Dispositiva pertencem ao(s) autor(es) do texto, com base nas normas da Editora PUC Minas. A revista tem direito à primeira publicação do artigo, registrado sob uma licença de compartilhamento Creative Commons CC BY 4.0. A licença permite o compartilhamento e adaptação do texto, sempre com atribuição de créditos, sem restrições adicionais. Solicita-se ao(s) autor(es) assinalar(em) o termo-declaração que expressa a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto, durante a submissão, conforme os termos abaixo:
- Ao submeter à Dispositiva, pessoas autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho sendo publicado sob uma licença Creative Commons na modalidade atribuição, uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença (CC BY 4.0).
- Ao submeter à Dispositiva, pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e menção à publicação inicial nesta revista.