Prof. Dr. José Luiz Braga: Dispositivos interacionais: lugar para dialogar e tensionar conhecimentos // Interactional devices as places to dialog and to collate knowledge
Palavras-chave:
Dispositivos interacionais, epistemologia da comunicação,Resumo
Em entrevista aos editores da Dispositiva – Mozahir Salomão e Eduardo de Jesus–, o pesquisador José Luiz Braga fala sobre Dispositivos Interacionais (DI), tema que abordou na XX Compós, em 2011. De natureza pragmática e heurística, os DI, segundo o pesquisador, podem ser entendidos como um lugar de observação, a partir dosquais se pode “reunir alguma variedade de aspectos estudados e conhecidos que permita estudar os sistemas de relações – que podem variar conforme circunstâncias e demais singularidades do processo em ocorrência”. Braga afirma que os dispositivos interacionais seriam um lugar possível para se estudar os fenômenos comunicacionais, tornando possível um diálogo produtivo com a diversidade de enfoques e abordagens observáveis no campo comunicacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Mozahir Salomão Bruck, Eduardo Jesus

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Dispositiva pertencem ao(s) autor(es) do texto, com base nas normas da Editora PUC Minas. A revista tem direito à primeira publicação do artigo, registrado sob uma licença de compartilhamento Creative Commons CC BY 4.0. A licença permite o compartilhamento e adaptação do texto, sempre com atribuição de créditos, sem restrições adicionais. Solicita-se ao(s) autor(es) assinalar(em) o termo-declaração que expressa a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto, durante a submissão, conforme os termos abaixo:
- Ao submeter à Dispositiva, pessoas autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho sendo publicado sob uma licença Creative Commons na modalidade atribuição, uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença (CC BY 4.0).
- Ao submeter à Dispositiva, pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e menção à publicação inicial nesta revista.