De funcionário a influencer:

novas atribuições comunicacionais?

Autores

  • Luis Mauro Sa Martino Faculdade Cásper Líbero
  • Carolina Frazon Terra Faculdade Cásper Líbero

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2023v12n21p35-56

Resumo

O artigo traz a relevância da temática da influência digital para dentro das organizações. Para tanto, o texto delineia alguns aspectos da construção do funcionário-influenciador dentro da comunicação organizacional, em articulação com transformações no ambiente midiático contemporâneo. Por meio da pesquisa bibliográfica adicionada de exemplos escolhidos intencionalmente, explora-se o conceito de influenciadores internos, bem como suas possibilidades, exemplos positivos e negativos e formas de atuação, e questionamos como ficam as relações entre empregadores e empregados. São destacadas três dimensões: (1) o lugar do funcionário-influenciador na comunicação organizacional no âmbito da cultura digital; (2) as transformações na divisão entre público e privado nas relações profissionais e (3) casos de funcionários demitidos por comentários em mídias sociais e organizações que passaram a cultivar programas de incentivo à formação de embaixadores internos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Mauro Sa Martino, Faculdade Cásper Líbero

Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP.

Professor do PPG em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero

Carolina Frazon Terra, Faculdade Cásper Líbero

Professora do PPG em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero

Downloads

Publicado

25-03-2023

Como Citar

MARTINO, Luis Mauro Sa; TERRA, Carolina Frazon. De funcionário a influencer:: novas atribuições comunicacionais?. Dispositiva, Belo Horizonte, v. 12, n. 21, p. 35–56, 2023. DOI: 10.5752/P.2237-9967.2023v12n21p35-56. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/dispositiva/article/view/29421. Acesso em: 22 maio. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ Práticas e estratégias de comunicação organizacional no cenário pandêmico