Campeonato das plataformas:

uma análise das transmissões de futebol na HBO Max, Amazon Prime Video e Star+

Autores

  • Felipe Sperb Universidade Feevale
  • Vanessa Valiati Universidade Feevale
  • Sandra Montardo Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2023v12n21p169-190

Resumo

O objetivo deste artigo é caracterizar o processo de plataformização das transmissões esportivas nas plataformas de streaming HBO Max, Amazon Prime Video e Star +. Para tanto, aborda plataformas digitais, plataformização e transmissões esportivas em plataformas de streaming por meio de pesquisa bibliográfica, documental e estudo de casos múltiplos. As categorias de análise são infraestrutura de dados, mercados, governança, práticas e affordances e conteúdo. Percebe-se que essas plataformas atuam como distribuidoras das transmissões esportivas, submetendo-se, para tanto, à questão de direitos de imagem de clubes e a anunciantes de canais de terceiros. Esse tipo de conteúdo é, por isso, menos sujeito à dataficação e à governança determinados pela plataforma do que outros produtos audiovisuais disponibilizados por elas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Sperb, Universidade Feevale

Mestre em Indústria Criativa

Sandra Montardo , Universidade Feevale

Doutora em Comunicação.Professora e Pesquisadora Universidade Feevale

Downloads

Publicado

25-03-2023

Como Citar

SPERB, Felipe; VALIATI, Vanessa; MONTARDO , Sandra. Campeonato das plataformas:: uma análise das transmissões de futebol na HBO Max, Amazon Prime Video e Star+. Dispositiva, Belo Horizonte, v. 12, n. 21, p. 169–190, 2023. DOI: 10.5752/P.2237-9967.2023v12n21p169-190. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/dispositiva/article/view/29509. Acesso em: 17 abr. 2025.