Campeonato das plataformas:
uma análise das transmissões de futebol na HBO Max, Amazon Prime Video e Star+
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2023v12n21p169-190Resumo
O objetivo deste artigo é caracterizar o processo de plataformização das transmissões esportivas nas plataformas de streaming HBO Max, Amazon Prime Video e Star +. Para tanto, aborda plataformas digitais, plataformização e transmissões esportivas em plataformas de streaming por meio de pesquisa bibliográfica, documental e estudo de casos múltiplos. As categorias de análise são infraestrutura de dados, mercados, governança, práticas e affordances e conteúdo. Percebe-se que essas plataformas atuam como distribuidoras das transmissões esportivas, submetendo-se, para tanto, à questão de direitos de imagem de clubes e a anunciantes de canais de terceiros. Esse tipo de conteúdo é, por isso, menos sujeito à dataficação e à governança determinados pela plataforma do que outros produtos audiovisuais disponibilizados por elas.
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Copyright (c) 2023 Felipe Sperb, Vanessa Valiati, Sandra Montardo

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