Comunicação, contextos organizacionais e regionalidades:
leituras possíveis sobre a pandemia da Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2023v12n21p20-34Resumo
Este artigo propõe um exercício de reflexão acerca das noções de globalização/mundialização e sua interface com os processos comunicativos, sobretudo em contextos organizacionais. De modo mais específico, parte de enfrentamentos decorrentes da pandemia da Covid-19 que fizeram aflorar diferenças de condições sócio-econômico-políticas-culturais de cada lugar, marcadas e evidenciadas pela noção de regionalidades. A pandemia foi mundial, afetando todos os territórios do globo, mas não de maneira homogênea. Nesse sentido, a compreensão da regionalidade como complexo de relações que ganham características distintas e marcam os processos comunicativos confere um olhar que nos conduz a pensá-la como categoria analítica para a comunicação organizacional, capaz de oferecer leituras possíveis aos modos como interações e sentidos em disputa são conformados em diversos contextos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Isaura Mourão, Rennan Mafra

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Dispositiva pertencem ao(s) autor(es) do texto, com base nas normas da Editora PUC Minas. A revista tem direito à primeira publicação do artigo, registrado sob uma licença de compartilhamento Creative Commons CC BY 4.0. A licença permite o compartilhamento e adaptação do texto, sempre com atribuição de créditos, sem restrições adicionais. Solicita-se ao(s) autor(es) assinalar(em) o termo-declaração que expressa a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto, durante a submissão, conforme os termos abaixo:
- Ao submeter à Dispositiva, pessoas autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho sendo publicado sob uma licença Creative Commons na modalidade atribuição, uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença (CC BY 4.0).
- Ao submeter à Dispositiva, pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e menção à publicação inicial nesta revista.