Ganhando Uma Briga De Rap Através Da Dança

análise da disputa de autenticidade entre Kendrick Lamar e Drake pelo viés dos regimes coreopolíticos do rap

Autores

  • Mário A. O. M. Rolim Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2025v14n25e34622

Palavras-chave:

Rap, política, autenticidade, regimes coreopolíticos, estética

Resumo

Entre março e maio de 2024, os rappers Drake e Kendrick Lamar protagonizaram uma briga singular na história do rap. Este ensaio aborda essa briga por dois arcabouços conceituais. Primeiramente, analise-se a batalha de modo mais discursivo, como uma disputa entre duas noções de autenticidade do rap dos EUA: a noção reterritorializante, vinculada a Lamar, e a noção desterritorializante, ligada a Drake. Posteriormente, aponta-se que o viés discursivo é insuficiente para entender tanto as razões da vitória de Lamar quanto o estado atual do rap. Por isso, o ensaio é concluído com uma análise pelo viés dos regimes coreopolíticos do rap, demonstrando que a politicidade do rap não está restrita a uma forma poética específica, dependendo de fatores como os movimentos dos corpos e suas relações com territórios afetivos.

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Biografia do Autor

Mário A. O. M. Rolim, Universidade Federal de Pernambuco

Pós-Doutorando em Comunicação com bolsa concedida pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe) por meio do programa Bolsa de Fixação de Pesquisador (BFP). Doutor e Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). E-mail: marioaugusto199301@gmail.com.

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Publicado

30-06-2025

Como Citar

ROLIM, Mário A. O. M. Ganhando Uma Briga De Rap Através Da Dança: análise da disputa de autenticidade entre Kendrick Lamar e Drake pelo viés dos regimes coreopolíticos do rap. Dispositiva, Belo Horizonte, v. 14, p. e34622, 2025. DOI: 10.5752/P.2237-9967.2025v14n25e34622. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/dispositiva/article/view/34622. Acesso em: 30 set. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ Dramaturgias em/da cena: artes, corpos e comunicação