PALAVRA: ALEGRIA // WORD: HAPPINESS
Palavras-chave:
Alegria, Beatitude, ExperiênciaResumo
O objetivo do verbete é problematizar a ideia de alegria através de um dia e uma noite na vida de um adolescente imaginário. A alegria é algo experimental e se define pela singularidade, impessoalidade e incomunicabilidade. Os exemplos da literatura e da clínica favorecem um pensamento da alegria. No texto, trabalhamos com os conceitos de sentido, sensação e beatitude, alegria elevada à sua potência máxima. Do ponto de vista da experiência, a alegria é absolutamente dependente dos processos de produção e criação. Se não podemos reduzir a alegria a um objeto específico, visualizamos suas expressões nos campos estéticos, clínicos, éticos e políticos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Bruno Vasconcelos de Almeida

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Dispositiva pertencem ao(s) autor(es) do texto, com base nas normas da Editora PUC Minas. A revista tem direito à primeira publicação do artigo, registrado sob uma licença de compartilhamento Creative Commons CC BY 4.0. A licença permite o compartilhamento e adaptação do texto, sempre com atribuição de créditos, sem restrições adicionais. Solicita-se ao(s) autor(es) assinalar(em) o termo-declaração que expressa a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto, durante a submissão, conforme os termos abaixo:
- Ao submeter à Dispositiva, pessoas autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho sendo publicado sob uma licença Creative Commons na modalidade atribuição, uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença (CC BY 4.0).
- Ao submeter à Dispositiva, pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e menção à publicação inicial nesta revista.