CINEMA ACESSÍVEL AO PÚBLICO COM DEFICIÊNCIA VISUAL: o projeto cinema ao pé do ouvido
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2013v2n2p91-102Palavras-chave:
Audiodescrição. Cinema. Deficiência visual. Acessibilidade. Cognição.Resumo
O presente artigo é um recorte das principais discussões e apontamentos feitos ao longo de três anos do Projeto Cinema ao Pé do Ouvido, desenvolvido na PUC Minas. Tendo como cerne a investigação sobre a audiodescrição – ferramenta que visa a acessibilidade da imagem ao público com deficiência visual –, a análise de suas técnicas e potencialidades, o projeto se dedica aos estudos sobre o cinema, aos de recepção, cognição e semiótica, e se propõe a ser um espaço de interação e lazer, ao exibir filmes acessíveis.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Flávia Affonso MAYER, Ana Cláudia XAVIER, Anita RESENDE, Bianca ANACLETO, Flávia DURÃES, Gustavo SILVA, Webster MOREIRA, Júlio César Machado PINTO

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Dispositiva pertencem ao(s) autor(es) do texto, com base nas normas da Editora PUC Minas. A revista tem direito à primeira publicação do artigo, registrado sob uma licença de compartilhamento Creative Commons CC BY 4.0. A licença permite o compartilhamento e adaptação do texto, sempre com atribuição de créditos, sem restrições adicionais. Solicita-se ao(s) autor(es) assinalar(em) o termo-declaração que expressa a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto, durante a submissão, conforme os termos abaixo:
- Ao submeter à Dispositiva, pessoas autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho sendo publicado sob uma licença Creative Commons na modalidade atribuição, uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença (CC BY 4.0).
- Ao submeter à Dispositiva, pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e menção à publicação inicial nesta revista.