Ronaldo e a Copa de 2002: dons e valores na construção de uma celebridade carismática // Ronaldo and the 2002 World Cup: gifts and values in the construction of a charismatic celebrity - DOI: 10.5752/P.2237-9967.2012v1n2p107
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2012v1n2p107Palavras-chave:
Acontecimento. Carisma. Ronaldo. Valores.Resumo
Este texto procura apreender alguns valores agregados à imagem pública do jogador de futebol Ronaldo Nazário de Lima, a partir de sua atuação na Copa do Mundo de 2002. A análise é realizada tendo em vista três categorias que buscam compreender a individuação de um acontecimento: 1) descrição; 2) narração; 3) e construção de um pano de fundo pragmático. A análise revela a consagração de Ronaldo como um herói, caracterizado por certos “dons específicos do corpo e do espírito” que o configuram como uma celebridade carismática.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Paula Guimarães Simões

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Dispositiva pertencem ao(s) autor(es) do texto, com base nas normas da Editora PUC Minas. A revista tem direito à primeira publicação do artigo, registrado sob uma licença de compartilhamento Creative Commons CC BY 4.0. A licença permite o compartilhamento e adaptação do texto, sempre com atribuição de créditos, sem restrições adicionais. Solicita-se ao(s) autor(es) assinalar(em) o termo-declaração que expressa a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto, durante a submissão, conforme os termos abaixo:
- Ao submeter à Dispositiva, pessoas autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho sendo publicado sob uma licença Creative Commons na modalidade atribuição, uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença (CC BY 4.0).
- Ao submeter à Dispositiva, pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e menção à publicação inicial nesta revista.