A infografia jornalística como recurso de visibilização da realidade da construção // The journalistic infographics as as visualizer construction of reality - DOI: 10.5752/P.2237-9967.2012v1n2p177
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2012v1n2p177%20-%20195Palavras-chave:
Infografia, jornalismo, autorreferencialidade, vínculo, realidade da construçãoResumo
O presente artigo discute aspectos que permitem perceber a infografia como um novo locus que possibilita a criação de vínculos entre jornalistas e leitores; defendemos que ela se constitui em um novo tipo de recurso de visibilização dos processos classificados por Antonio Fausto Netocomo “realidade da construção”. Para tal, são levados em conta o suposto papel metanarrativo do sistema midiático na contemporaneidade e a autorreferencialidade presente em seus
enunciados e produtos simbólicos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Ricardo Jorge de Lucena Lucas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Dispositiva pertencem ao(s) autor(es) do texto, com base nas normas da Editora PUC Minas. A revista tem direito à primeira publicação do artigo, registrado sob uma licença de compartilhamento Creative Commons CC BY 4.0. A licença permite o compartilhamento e adaptação do texto, sempre com atribuição de créditos, sem restrições adicionais. Solicita-se ao(s) autor(es) assinalar(em) o termo-declaração que expressa a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto, durante a submissão, conforme os termos abaixo:
- Ao submeter à Dispositiva, pessoas autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho sendo publicado sob uma licença Creative Commons na modalidade atribuição, uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença (CC BY 4.0).
- Ao submeter à Dispositiva, pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e menção à publicação inicial nesta revista.