Representação, comunicação e a máxima pragmática // Representation, comunication and the pragmatic maxim - DOI: 10.5752/P.2237-9967.2013v2n1p16
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2013v2n1p16Palavras-chave:
Representação, Comunicação, Pragmaticismo.Resumo
O artigo busca descrever contribuições da Máxima Pragmática, proposta pelo lógico Charles S. Peirce, para os atuais estudos da Comunicação sob uma perspectiva representacional, em especial aqueles derivados das transformações decorrentes das trocas por meio das redes digitais. Relações entre a questão da representação, o método pragmaticista e as etapas das investigações científicas são apresentadas a partir de exemplos retirados de pesquisas realizadas nos últimos anos sobre processos comunicacionais envolvendo ciberativistas, adeptos de jogos eletrônicos e de redes sociais, e pesquisadores.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Francisco José Paoliello Pimenta

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Dispositiva pertencem ao(s) autor(es) do texto, com base nas normas da Editora PUC Minas. A revista tem direito à primeira publicação do artigo, registrado sob uma licença de compartilhamento Creative Commons CC BY 4.0. A licença permite o compartilhamento e adaptação do texto, sempre com atribuição de créditos, sem restrições adicionais. Solicita-se ao(s) autor(es) assinalar(em) o termo-declaração que expressa a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto, durante a submissão, conforme os termos abaixo:
- Ao submeter à Dispositiva, pessoas autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho sendo publicado sob uma licença Creative Commons na modalidade atribuição, uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença (CC BY 4.0).
- Ao submeter à Dispositiva, pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e menção à publicação inicial nesta revista.