Representação, comunicação e a máxima pragmática // Representation, comunication and the pragmatic maxim - DOI: 10.5752/P.2237-9967.2013v2n1p16

Authors

  • Francisco José Paoliello Pimenta Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2013v2n1p16

Keywords:

Representação, Comunicação, Pragmaticismo.

Abstract

O artigo busca descrever contribuições da Máxima Pragmática, proposta pelo lógico Charles S. Peirce, para os atuais estudos da Comunicação sob uma perspectiva representacional, em especial aqueles derivados das transformações decorrentes das trocas por meio das redes digitais. Relações entre a questão da representação, o método pragmaticista e as etapas das investigações científicas são apresentadas a partir de exemplos retirados de pesquisas realizadas nos últimos anos sobre processos comunicacionais envolvendo ciberativistas, adeptos de jogos eletrônicos e de redes sociais, e pesquisadores.

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Author Biography

Francisco José Paoliello Pimenta, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professor Associado IV do PPGCom/ CEA Facom/UFJF.

Doutor em Comunicação e Semiótica/ PUC SP.

Pós-Doutor em Ciências da Comunicação/Unisinos.

Published

2013-10-29

How to Cite

PIMENTA, Francisco José Paoliello. Representação, comunicação e a máxima pragmática // Representation, comunication and the pragmatic maxim - DOI: 10.5752/P.2237-9967.2013v2n1p16. Dispositiva, Belo Horizonte, v. 2, n. 1, p. 16, 2013. DOI: 10.5752/P.2237-9967.2013v2n1p16. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/dispositiva/article/view/P.2237-9967.2013v2n1p16. Acesso em: 8 sep. 2025.

Issue

Section

Tendências do jornalismo em países de língua portuguesa