Dos simulacros às simulações: o ceticismo gnóstico no pensamento de Jean Baudrillard - DOI: 10.5752/P.2237-9967.2013v2n1p27

Autores

  • Luiz Antônio Vadico Universidade Anhembi Morumbi/São Paulo
  • Wilson Roberto Vieira Ferreira Universidade Anhembi Morumbi/São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2013v2n1p27

Palavras-chave:

Gnosticismo, Filme Gnóstico, Cinema, Jean Baudrillard.

Resumo

Muitas leituras das obras de Baudrillard, principalmente da sua fase pós-marxista, procuram fugir ou ignorar seu terrorismo metafísico e seu niilismo gnóstico. Não é fácil compreender a insistência de uma formulação baseada em princípios tão arcaicos como o Bem e Mal que é o aspecto radical da obra de Baudrillard: a influência da especulação metafísica gnóstica de origem Maniquéia e do ceticismo grego de Pirro, que levam a um questionamento em relação ao primado do racionalismo ocidental da representação como o fundamento de toda e qualquer teoria da linguagem ou pensamento crítico. Se não levarmos em conta estas influências esvaziaremos conceitos-chave como “simulacro”, “hiperrealidade”, “aparência”, “simulação”, reduzindo-os à crítica da ideologia como “falsa consciência”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Antônio Vadico, Universidade Anhembi Morumbi/São Paulo

Professor titular da Universidade Anhembi-Morumbi (SP); doutor em Multimeios pela Unicamp.

Wilson Roberto Vieira Ferreira, Universidade Anhembi Morumbi/São Paulo

Mestre em Comunição Contemporânea (Análises em Imagem e Som) pela Universidade Anhembi Morumbi.Doutorando em Meios e Processos Audiovisuais na ECA/USP sob orientação do Prof. Dr. Ciro Marcondes Filho. Jornalista e professor na Universidade Anhembi Morumbi nas áreas de Estudos da Semiótica e Comunicação Visual. Pesquisador e escritor, autor de verbetes no "Dicionário de Comunicação" pela editora Paulus, organizado pelo Prof. Dr. Ciro Marcondes Filho e dos livros "O Caos Semiótico" e "Cinegnose" pela Editora Livrus.

Downloads

Publicado

29-10-2013

Como Citar

VADICO, Luiz Antônio; FERREIRA, Wilson Roberto Vieira. Dos simulacros às simulações: o ceticismo gnóstico no pensamento de Jean Baudrillard - DOI: 10.5752/P.2237-9967.2013v2n1p27. Dispositiva, Belo Horizonte, v. 2, n. 1, p. 27, 2013. DOI: 10.5752/P.2237-9967.2013v2n1p27. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/dispositiva/article/view/P.2237-9967.2013v2n1p27. Acesso em: 7 set. 2025.

Edição

Seção

Tendências do jornalismo em países de língua portuguesa