Moda e publicidade no Brasil: uma relação histórica permeada por hibridismos // Fashion and advertisement in Brazil: a historical relation permeated by hybridisms - DOI: 10.5752/P.2237-9967.2013v2n1p61
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2013v2n1p61Palavras-chave:
Moda, Desejo, Consumo, Linguagem, GlobalizaçãoResumo
Com base em uma análise dos históricos da moda e da publicidade no Brasil, o artigo visa entender o percurso de formação de ambas como parte de um todo, no qual, por meio de hibridismos oriundos dos contatos entre diferentes culturas, incide o fenômeno cultural da glocalização. Para tanto, os trabalhos desenvolvidos pelos pesquisadores Garcia Canclini, Roland Robertson, Garcia Neira e Eneus Trindade servirão como base para o entendimento das relações estabelecidas entre a moda e a publicidade na qualidade de manifestações híbridas, que contribuiram e continuamcontribuindo na formação da identidade e cultura nacional. A aplicação prática das teorias se deu por meio da análise de peças publicitárias veiculadas desde décadas remotas até as décadas de 90 e início do século XXI. O resultado do trabalho mostrou que tanto a moda, quanto a publicidade, ao unirem entre si e ao se glocalizarem na relação com outros contextos, agregam sentido à cultura, em especial à cultura do consumo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Midierson Maia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Dispositiva pertencem ao(s) autor(es) do texto, com base nas normas da Editora PUC Minas. A revista tem direito à primeira publicação do artigo, registrado sob uma licença de compartilhamento Creative Commons CC BY 4.0. A licença permite o compartilhamento e adaptação do texto, sempre com atribuição de créditos, sem restrições adicionais. Solicita-se ao(s) autor(es) assinalar(em) o termo-declaração que expressa a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto, durante a submissão, conforme os termos abaixo:
- Ao submeter à Dispositiva, pessoas autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho sendo publicado sob uma licença Creative Commons na modalidade atribuição, uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença (CC BY 4.0).
- Ao submeter à Dispositiva, pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e menção à publicação inicial nesta revista.