História do jornalismo no Rio Grande do Norte:
o Natalense, o primeiro jornal
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2024v13n24p214-226Palavras-chave:
Jornalismo, História do Jornalismo, Jornal Impresso, Jornalismo Potiguar, O NatalenseResumo
Neste artigo, investigamos sobre o primeiro jornal em circulação no Rio Grande do Norte, O Natalense (1832-1837), aliando pesquisa histórica à escrita narrativa, buscando, assim, recuperar a memória, examinar a documentação e contextualizar o momento político potiguar da década de 1830. Foram consultadas as cinco edições remanescentes do jornal na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional e foram apresentados os conteúdos, por edição, a fim de verificar o que era pauta do periódico. Identificamos que O Natalense é, portanto, uma publicação pioneira difundida no estado e um exemplo do que era fazer jornalismo no século XIX, da tipografia ao conteúdo, das casas tipográficas às questões políticas, sociais e econômicas que marcaram o período.
Downloads
Referências
BAHIA, Juarez. História, jornal e técnica: história da imprensa brasileira. Vol. 1. 5. ed. Rio de Janeiro: Mauad X, 2009.
BARBOSA, Marialva. História cultural da imprensa: Brasil, 1800-1900. Rio de Janeiro: Mauad, 2010.
CASCUDO, Luís da Câmara. O primeiro jornal e o primeiro tipógrafo. Acta Diurna, A República, 30 de maio de 1940.
CASCUDO, Luís da Câmara. Uma história da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte: conclusões, pesquisas e documentos. Nata (RN): Fundação José Augusto, 1972.
FERNANDES, Luiz. A Imprensa periódica no Rio Grande do Norte de 1832-1908, Parte I – Notícia histórica. Revista IHGRN, v. VI, n. 1-2, p. 3-136, jan. 1908.
LYRA, Tavares. História do Rio Grande do Norte. 3. ed. Natal: Edufrn, 2008.
MELO, Manoel Rodrigues de. Grupos literários da Província – Natal. Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Editora Pongetti, v. LVI, LVII e LVIII, 1971.
MELQUÍADES, José. Padre Francisco de Brito Guerra, um senador do Império. Natal (RN): Fundação José Augusto, 1987.
MOLINA, Matías M. História dos jornais no Brasil. Da era colonial à regência (1500-1840). São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
MOREL, Marcos; BARROS, Mariana Monteiro de. Palavra, imagem e poder: o surgimento da imprensa no Brasil no Brasil do século XIX. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
POMBO, Rocha. A imprensa até 1900. In: POMBO, Rocha. História do Estado do Rio Grande do Norte. Natal (RN): Edufrn, 2019, pp. 383 – 406.
ROMANCINI, Richard. História e jornalismo: reflexões sobre campos de pesquisa. In: LAGO, Cláudia; BENETTI; Marcia (Orgs.). Metodologia de pesquisa em Jornalismo. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2010, pp. 32 - 49.
WAINBERG, Jacques A.; PEREIRA, Manuel Luís Petrik. Estado da arte da pesquisa em jornalismo no Brasil: 1983-1997. Revista Famecos, Porto Alegre, PUCRS, v. 6, n. 11, p. 27-37, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Gustavo Leite Sobral, Juliana Bulhões Alberto Dantas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Dispositiva pertencem ao(s) autor(es) do texto, com base nas normas da Editora PUC Minas. A revista tem direito à primeira publicação do artigo, registrado sob uma licença de compartilhamento Creative Commons CC BY 4.0. A licença permite o compartilhamento e adaptação do texto, sempre com atribuição de créditos, sem restrições adicionais. Solicita-se ao(s) autor(es) assinalar(em) o termo-declaração que expressa a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto, durante a submissão, conforme os termos abaixo:
a. Ao submeter à Dispositiva, autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho sendo publicado sob uma licença Creative Commons na modalidade atribuição, uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença (CC BY-NC-SA 4.0).
b. Ao submeter à Dispositiva, autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e menção à publicação inicial nesta revista.