O corso, o carro, a avenida:

o carnaval de Salvador pelas reportagens fotográficas da Renascença nos anos 1910 e 1920

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2024v13n24p45-66

Palavras-chave:

Carnaval, Mídia, Espaço, Imagem, Revistas Ilustradas

Resumo

O objetivo deste artigo é propor uma discussão entre o espaço público e a mídia pela relação entre o
carnaval e a imprensa ilustrada em Salvador nas primeiras décadas do século XX. Por meio da análise da editoração das imagens, dos objetos e das pessoas retratadas em fotogravuras de reportagens fotográficas da revista ilustrada Renascença, que foi publicada na capital baiana entre 1916 e 1931, busca-se compreender como o modo de noticiar e, principalmente, exibir a festa momesca pela revista ilustrada se constituía em forma de produção de uma cultura visual urbana que passava significativamente pela produção de um espaço público mediado por imagens aproximava a capital baiana de uma modernidade protagonizada pelas elites e classe média que disputavam com as camadas populares a presença e o uso do espaço público urbano.

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Biografia do Autor

Henrique Sena dos Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

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Publicado

16-12-2024

Como Citar

SANTOS, Henrique Sena dos. O corso, o carro, a avenida:: o carnaval de Salvador pelas reportagens fotográficas da Renascença nos anos 1910 e 1920. Dispositiva, Belo Horizonte, v. 13, n. 24, p. 45–66, 2024. DOI: 10.5752/P.2237-9967.2024v13n24p45-66. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/dispositiva/article/view/P.2237-9967.2024v13n24p45-66. Acesso em: 20 ago. 2025.