O corso, o carro, a avenida:
o carnaval de Salvador pelas reportagens fotográficas da Renascença nos anos 1910 e 1920
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2024v13n24p45-66Palavras-chave:
Carnaval, Mídia, Espaço, Imagem, Revistas IlustradasResumo
O objetivo deste artigo é propor uma discussão entre o espaço público e a mídia pela relação entre o
carnaval e a imprensa ilustrada em Salvador nas primeiras décadas do século XX. Por meio da análise da editoração das imagens, dos objetos e das pessoas retratadas em fotogravuras de reportagens fotográficas da revista ilustrada Renascença, que foi publicada na capital baiana entre 1916 e 1931, busca-se compreender como o modo de noticiar e, principalmente, exibir a festa momesca pela revista ilustrada se constituía em forma de produção de uma cultura visual urbana que passava significativamente pela produção de um espaço público mediado por imagens aproximava a capital baiana de uma modernidade protagonizada pelas elites e classe média que disputavam com as camadas populares a presença e o uso do espaço público urbano.
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE, Wlamyra Ribeiro de. O jogo da dissimulação. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
BARBOSA, Marialva. História Cultural da Imprensa: Brasil 1900-2000. Rio de Janeiro: Mauad X, 2009.
BELTING, Hans. Imagem, mídia e corpo: Uma nova abordagem à iconologia. Revista de Comunicação, cultura e teoria de mídia - Ghrebh, São Paulo, n. 8, p. 32-60, jul. 2006. Disponível em: https://www.cisc.org.br/portal/jdownloads/Ghrebh/Ghrebh- 8/04_belting.pdf. Acesso em: 20 fev. 2022.
BORGES, Dain. The family in Bahia, Brazil, 1870 - 1945. Stanford: Stanford University Press, 1992.
BRAGA, Julio Santana. Na gamela do feitiço: repressão e resistência nos candomblés da Bahia. Salvador: EDUFBA, 1995.
CARDOSO, Rafael. Projeto gráfico e meio editorial nas revistas ilustradas do Segundo Reinado. In: KNAUSS, Paulo et al. (Org.). Revistas ilustradas: modos de ler e ver no Segundo Reinado. Rio de Janeiro: Mauad X; Faperj, 2011. p. 17-40.
CARVALHO, Adele Sá Martins Belitardo. Atrás do trio elétrico: percusos histórico-urbanos através de carnavais de Salvador. 2023. 272 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2023. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-07122023-101859/fr.php. Acesso em: 22 out. 2024.
CUNHA, Fabiana Lopes da. Caricaturas carnavalescas: carnaval e humor no Rio de Janeiro através da ótica das revistas ilustradas Fon-Fon! e Careta (1908-1921). 2008. Tese (Doutorado em História) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.11606/T.8.2008.tde-08072008-145100. Acesso em: 25 jan. 2023.
CUNHA, Maria Clementina Pereira da. Ecos da folia: uma história social do carnaval carioca entre 1880 e 1920. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
FERREIRA FILHO, Alberto Heráclito. Desafricanizar as ruas: elites letradas, mulheres pobres e cultura popular em Salvador 1890-1937. Afro-Ásia, Salvador, v. 1, n. 21-22, p. 239-256, 1998. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/afroasia/article/view/20968. Acesso em: 22 nov. 2023.
FRAGA FILHO, Walter. Mendigos, moleques e vadios na Bahia do século XIX. Brasília: Hucitec; Salvador: Edufba, 1996.
FRY, Peter; CARRARA, Sérgio; MARTINS-COSTA, Ana Luiza. Negros e brancos no Carnaval da República Velha. In: REIS, João José (Org.). Escravidão e invenção da liberdade: estudos sobre o negro no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1988.
GARCIA, Antonio Augusto da Silva. Carnaval. Renascença, Salvador, ano 5, n. 68, 15 fev. 1921.
GAZETA DE NOTÍCIAS. Salvador, ano 3, n. 105, 13 jan. 1913.
GIUCCI, Guillermo. A vida cultural do automóvel: percursos da modernidade cinética. Rio de Janeiro: Editora Record, 2004.
GUMBRECHT, Hans Ulrich. A modernização dos sentidos. São Paulo: Editora 34, 1998.
INSTITUTO MOREIRA SALLESa. Disponível em: https://acervos.ims.com.br/portals/#/detailpage/18166. Acesso em: 20 fev. 2023.
INSTITUTO MOREIRA SALLESb. Disponível em: https://acervos.ims.com.br/portals/#/detailpage/18167. Acesso em: 20. fev. 2023.
KNAUSS, Paulo et al. Revistas ilustradas: modos de ler e ver no Segundo Reinado. Rio de Janeiro: Mauad X: Faperj, 2011.
LAZZARI, Alexandre. Coisas para o povo não fazer: carnaval em Porto Alegre (1870-1915). Campinas: Editora da Unicamp, 2001.
LEFEBVRE, Henri. Espaço e política: o direito à cidade II. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2017.
LEFEBVRE, Henri. O direito à cidade. Itapevi: Nebli, 2016.
LEITE, Rinaldo. E a Bahia civiliza-se... Ideais de civilização e cenas de anti-civilidade em um contexto de modernização urbana. Salvador, 1912-1916. 1996. 176 f. Dissertação (Mestrado em História) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 1996. Disponível em: https://ppgh.ufba.br/sites/ppgh.ufba.br/files/3_e_a_bahia_civiliza-se._ideais_de_civilizacao_e_cenas_de_anti-civilidade_em_um_contexto_de_modernizacao_urbana._salvador._1912-1916.pdf. Acesso em: 20 nov. 2020.
LINS, Vera; OLIVEIRA, Claudia; VELLOSO, Mônica Pimenta. O moderno em revistas: representações do Rio de Janeiro, 189 a 1930. Rio de Janeiro: Garamond, 2010.
MACHADO JÚNIOR, Cláudio de Sá. fotografias e códigos culturais: representações da sociabilidade carioca pelas imagens da revista Careta (1919-1922). 2006. 145 f. Dissertação (Mestrado em História) – Faculdade de História, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006. Disponível em: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2374. Acesso em: 26 fev. 2023.
MARTINS, Ana Luisa. Revistas em revista: imprensa e práticas culturais em tempos de República. São Paulo (1890-1922). São Paulo: Edusp, 2001.
MARTINS, Ana Luiza; DE LUCA, Tânia Regina. História da imprensa no Brasil. Rio de Janeiro: Contexto, 2008.
MAUAD, Ana Maria. Sob o signo da imagem: a produção da fotografia e o controle dos códigos de representação social pela classe dominante no Rio de Janeiro, na primeira metade do século XX. 1990. 570 f. Tese (Doutorado em História) – Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 1990.
MAUAD, Ana Maria; LOUZADA, Silvana; SOUZA, Luciano Gomes de. Das revistas ilustradas ao fotojornalismo independente: itinerários da prática fotográfica no Brasil do século XX. Fotocinema. Revista Científica de Cine y Fotografía, Málaga, n. 22, p. 221-254, 2021. Disponível em: https://revistas.uma.es/index.php/fotocinema/article/view/11713. Acesso em: 22 fev. 2023.
MITCHELL, William John Thomas. La ciencia de la imagen: Iconología, cultura visual y estética de los medios. Madrid: Akal, 2019.
MITCHELL, William John Thomas. Mostrar o ver: uma crítica à cultura visual. Interin, São Pa, v. 1, n. 1, p. 1-20, 2006. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/5044/504450754009.pdf. Acesso em: 10 ago. 2020.
OLIVEIRA, Josivaldo Pires de. Pelas ruas da Bahia criminalidade e poder no universo dos capoeiras na Salvador Republicana (1912-1937). 2004. 150 f. Dissertação (Mestrado em História) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2004. Disponível em: https://ppgh.ufba.br/sites/ppgh.ufba.br/files/11_pelas_ruas_da_bahia_criminalidade_e_poder_no_universo_dos_capoeiras_na_salvador_republicana_1912-1937.pdf. Acesso em: 20 fev. 2023.
PEREIRA, Leonaro Affonso de Miranda. O Carnaval das Letras: literatura e folia no Rio de Janeiro do século XIX. Campinas: Editora da Unicamp, 2004.
PINHEIRO, Eloísa Petti. Europa, França e Bahia: difusão e adaptação de modelos urbanos – Paris, Rio e Salvador. Salvador: EDUFBA, 2011.
REIS, João José. Ganhadores: a greve negra de 1857 na Bahia. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
RENASCENÇA. Salvador, ano 1, n. 10, fev. 1917.
RENASCENÇA. Salvador, ano 7, n. 101, fev. 1923.
RENASCENÇA. Salvador, ano 9, n. 123, fev./mar. 1925.
RENASCENÇA. Salvador, ano 10, n. 135, mar. 1926.
RENASCENÇA. Salvador, ano 11, n. 148, mar. 1927.
RONCAYOLO, Marcel. La Ville et ses territoires. Paris: Gallimard, 1990.
RONCAYOLO, Marcel. Mutações do espaço urbano: a nova estrutura da Paris haussmanniana. Projeto História: Revista do Programa de Estudos Pós-graduado de História da PUC-SP, São Paulo, v. 18, p. 91-96, 1999. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/10978. Acesso em: 20 fev. 2023.
SATTERTHWAITE, Tim; THACKER, Andrew. Magazines and Modern Identities: Global Cultures of the Illustrated Press, 1880-1945. New York: Bloomsbury Visual Arts, 2023.
SILVA, Jéssica Santos Lopes da. O “império das circunstâncias”: carmaval e disputas políticas nos pós-abolição (Salvador, 1890-1910). 2018. 144 f. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31888. Acesso em: 10 set. 2022.
SOUSA, Jorge Pedro. Uma história crítica do fotojornalismo ocidental. Chapecó: Argos; Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2000.
VIANNA, Antônio. Casos e coisas da Bahia. Salvador: Fundação Cultural do Estado da Bahia, 1984.
VIEIRA FILHO, Raphael Rodrigues Vieira. A Africanização do Carnaval de Salvador: recriação do espaço carnavalesco (1876-1930). 1995. Dissertação (Mestrado em História) – Faculdade de História, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Henrique Sena dos Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Dispositiva pertencem ao(s) autor(es) do texto, com base nas normas da Editora PUC Minas. A revista tem direito à primeira publicação do artigo, registrado sob uma licença de compartilhamento Creative Commons CC BY 4.0. A licença permite o compartilhamento e adaptação do texto, sempre com atribuição de créditos, sem restrições adicionais. Solicita-se ao(s) autor(es) assinalar(em) o termo-declaração que expressa a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto, durante a submissão, conforme os termos abaixo:
- Ao submeter à Dispositiva, pessoas autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho sendo publicado sob uma licença Creative Commons na modalidade atribuição, uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença (CC BY 4.0).
- Ao submeter à Dispositiva, pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e menção à publicação inicial nesta revista.