A incorporação de narrativas pessoais no webjornalismo: a construção de uma história a partir de postagens do Facebook
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2019v8n13p66-84Resumo
O Facebook se transformou em ferramenta geradora de narrativas para o jornalismo. Este artigo discute as apropriações de postagens na construção das notícias a partir de um episódio ocorrido em 2017: a suspensão das atividades da banda gaúcha Apanhador Só devido a um post no Facebook. Por meio da Análise de Conteúdo, examinamos como três notícias, dos sites dos jornais Folha, Estadão e O Globo, utilizaram postagens do site de rede social para construir seus relatos noticiosos sobre o caso. O objetivo é discutir se e como as formas de captura desses dados pelo jornalismo podem modificar eventuais compreensões das notícias.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Silvana Copetti Dalmaso

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Dispositiva pertencem ao(s) autor(es) do texto, com base nas normas da Editora PUC Minas. A revista tem direito à primeira publicação do artigo, registrado sob uma licença de compartilhamento Creative Commons CC BY 4.0. A licença permite o compartilhamento e adaptação do texto, sempre com atribuição de créditos, sem restrições adicionais. Solicita-se ao(s) autor(es) assinalar(em) o termo-declaração que expressa a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto, durante a submissão, conforme os termos abaixo:
- Ao submeter à Dispositiva, pessoas autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho sendo publicado sob uma licença Creative Commons na modalidade atribuição, uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença (CC BY 4.0).
- Ao submeter à Dispositiva, pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e menção à publicação inicial nesta revista.