A Retórica de Aristóteles e Perelman na propaganda eleitoral negativa

uma proposta de metodologia para classificação de técnicas argumentativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2021v10n18p3-19

Resumo

O presente trabalho se propõe a criar uma metodologia para categorização de argumentos para a classificação da propaganda eleitoral negativa, baseada nas técnicas argumentativas apresentadas por Chaïm Perelman e Lucie Olbrechts-Tyteca na obra Tratado da Argumentação: a Nova Retórica. Para isso, partimos dos conceitos clássicos de Retórica e Persuasão de Aristóteles, e de estudos a sobre Propaganda Eleitoral Negativa ou de Desqualificação para fazer uma ponte com a obra que trata da Nova Retórica. Desta forma, chegamos a classificação de dez técnicas argumentativas:  Argumento de autoridade; Comparação; Divisão do todo em partes; Exemplo; Grupo e seus membros; Inclusão da parte no todo; Justiça; Pessoa e seus atos; Probabilidade e do argumento baseado no Ridículo. Essas técnicas foram analisadas e adaptadas à análise da propaganda eleitoral com o intuito de colaborar e aprofundar os estudos em comunicação eleitoral e posteriormente aplicá-las às tentativas de desqualificação dos candidatos a seus adversários na propaganda eleitoral, entre elas no HGPE.

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Biografia do Autor

Ricardo Tesseroli, Universidade Federal do Paraná

Doutorando em Comunicação pelo PPGCOM/UFPR (Bolsista Capes). Membro do Grupo de Pesquisa Comunicação Eleitoral. Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Comunicação, Política e Atores Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa.Especialista em Comunicação Politica e Imagem pela Universidade Federal do Paraná. Formado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Estadual do Centro Oeste. E-mail: rgtesseroli@gmail.com

Luciana Panke, Universidade Federal do Paraná

Pós-doutorado  em  Comunicação  Política  na  Universidade  Autônoma  Metropolitana  (UAM- México).  Doutora  em  Ciências  da  Comunicação  (USP). Professora  da  Universidade  Federal  do Paraná na graduação em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação. E-mail: lupanke@gmail.com

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Publicado

19-12-2021

Como Citar

TESSEROLI, Ricardo; PANKE, Luciana. A Retórica de Aristóteles e Perelman na propaganda eleitoral negativa : uma proposta de metodologia para classificação de técnicas argumentativas. Dispositiva, Belo Horizonte, v. 10, n. 18, p. 3–19, 2021. DOI: 10.5752/P.2237-9967.2021v10n18p3-19. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/dispositiva/article/view/23238. Acesso em: 20 ago. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS DE TEMA LIVRE