Tramas da Convergência: hiperdispositivo e a cobertura dos Jogos Olímpicos de Verão pela BBC em 2012
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2016v5n2p15-31Resumo
Este artigo tem como propósito retomar o tema da nossa tese de doutorado, na qual buscamos compreender as relações de saber e poder que se estabelecem entre o processo de convergência de mídias e o jornalismo. Investigamos a possibilidade de configuração de um hiperdispositivo constituído por três dispositivos complementares acoplados historicamente: esportes, jornalismo e mídia. Nossa hipótese, confirmada, foi de que o jornalismo televisivo contemporâneo, em sua vertente esportiva e em contexto de convergência de mídias, pode ser mais bem compreendido por meio da análise das relações e dos processos que o constituem e não dos seus produtos e rotinas. Elegemos como objeto empírico a cobertura da BBC sobre o megaevento esportivo Jogos Olímpicos de Verão de 2012.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Lorena Tárcia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Dispositiva pertencem ao(s) autor(es) do texto, com base nas normas da Editora PUC Minas. A revista tem direito à primeira publicação do artigo, registrado sob uma licença de compartilhamento Creative Commons CC BY 4.0. A licença permite o compartilhamento e adaptação do texto, sempre com atribuição de créditos, sem restrições adicionais. Solicita-se ao(s) autor(es) assinalar(em) o termo-declaração que expressa a afirmação da autoria, originalidade e ineditismo do texto, durante a submissão, conforme os termos abaixo:
- Ao submeter à Dispositiva, pessoas autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho sendo publicado sob uma licença Creative Commons na modalidade atribuição, uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença (CC BY 4.0).
- Ao submeter à Dispositiva, pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e menção à publicação inicial nesta revista.